x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 4.254

SIMPLES NACIONAL-REGIME DE CAIXA

NATALIA

Natalia

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2020 | 14:03

Tenho uma duvida, pois não estou conseguindo fechar o DAS de uma empresa que optou pelo Regime de Caixa.
Sei que temos que preencher o regime de competência pelo que a empresa faturou no mês e no Regime de caixa o que ela recebeu no mês. 
A empresa que tenho que fazer a entrega o valor faturado é menor que que nos informaram que receberam, e quando coloco este valor não passa no DAS.
O valor recebido não pode ser maior do que vendido dentro da competência? 
Ex a empresa faturou no mês 07/2020 R$ 20.000,00 e recebeu 45.000,00.

Micael Martinez
Articulista

Micael Martinez

Articulista , Coordenador(a) Fiscal
há 3 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2020 | 15:34

Natalia, boa tarde.

O valor recebido não pode ser maior do que vendido dentro da competência?
É possível que em determinado momento os recebimentos (caixa) sejam maior que o faturamento/mês. 

Todavia, se o DAS está apresentando esta mensagem, precisa analisar o que está ocasionando tais divergências.
- A partir de qual mês a empresa optou pelo regime de caixa? 

Martinez Consultoria Fiscal-Tributária.
#Contabilidade Fiscal-Tributária#
NATALIA

Natalia

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2020 | 08:07

A empresa optou desde Janeiro deste ano.
Mas apenas apresentou os valores referente ao que recebeu este mês, e a maioria se refere as vendas feitas no mês anterior.

Quando a empresa opta pelo regime de caixa como preenchemos a opção referente as vendas(Valor do Débito por Tributo para a Atividade) ?
Se por substituição tributaria ou tributado?

Micael Martinez
Articulista

Micael Martinez

Articulista , Coordenador(a) Fiscal
há 3 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2020 | 11:30

Natalia,

No Regime de Competência, o registro do evento se dá na data de emissão do documento fiscal. Já no Regime de Caixa, considera-se  o recebimento (R$). 

Nos meses anteriores, foi declarado o montante referente ao regime de competência (Receita Bruta do Mês)?

Quanto ao preenchimento do PGDAS-D, na tela inicial é requerido:
- Receita bruta total do período de apuração observado o critério do REGIME DE COMPETÊNCIA (Faturamento Bruto do Mês).
- Receita Bruta Total do Período de Apuração observado o critério do REGIME DE CAIXA (RECEBIMENTO)

Adiante, deverá ser informado as atividades econômicas do período. Se a empresa exercer mais de uma atividade, deverá manter o controle separadamente observando o critério do REGIME DE CAIXA.

Quaisquer dúvidas, poderá dispor do Manual do PGDAS-D.

Abraços,

Martinez Consultoria Fiscal-Tributária.
#Contabilidade Fiscal-Tributária#
NATALIA

Natalia

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2020 | 11:44

Oi Micael
Nos meses anteriores, foi declarado o montante referente ao regime de competência (Receita Bruta do Mês)? Sim , nos outros meses informamos a receita bruta do mês.

Minha duvida é se na parte: Atividades Econômicas com Receita no Período de Apuração. como sendo regime de caixa e o cliente apenas me informa o que ele recebeu. Eu devo selecionar alguma das opções ? Pois lá informamos o que foi vendido no período.

Micael Martinez
Articulista

Micael Martinez

Articulista , Coordenador(a) Fiscal
há 3 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2020 | 16:36

Natalia,

Minha duvida é se na parte: Atividades Econômicas com Receita no Período de Apuração. como sendo regime de caixa e o cliente apenas me informa o que ele recebeu. Eu devo selecionar alguma das opções ? Pois lá informamos o que foi vendido no período.
Você deverá selecionar a Atividade Econômica do Contribuinte e declarar o montante recebido (regime de caixa) conforme o controle do seu cliente.






Martinez Consultoria Fiscal-Tributária.
#Contabilidade Fiscal-Tributária#

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.