x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 140

Vantagens de declarar valor de mercado no ITR

Daniely Prado

Daniely Prado

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2020 | 10:16

Caros colegas, bom dia.

Adquiri algumas declarações de ITR para fazer esse ano e as mesmas vieram com um valor muito acima da pauta municipal. Questionei um dos clientes sobre o valor do imóvel e o mesmo disse que o outro contador o instruiu para declarar um valor alto pois tem benefícios. 

Minha dúvida é, quais benefícios seriam esses? Eu sei que a pauta municipal não é obrigatória, mas estou com essa dúvida de quais são esses benefícios ao declarar um valor de mercado tão alto, sendo que o imposto está dobrando de valor comparado a pauta do município.  

Contadora: Daniely Prado
Contato: [email protected]
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sábado | 22 agosto 2020 | 15:35

Colega;
Realmente, somente o outro colega saberia explicar, entretanto suponho que na avaliação dele, se prendeu a situações de empréstimos e financiamentos e/ou , garantias bancarias e hipotecarias. Entretanto pode ser isso ou outro angulo de visão que ele teve, de acordo com o cliente, seu entendimento e o mais logico, porem se  as propriedades se localizam dentro do mesmo município, Converse com o cliente, pode ser que ele de uma pista, de qual foi o objetivo real dessa valorização alem da Pauta, porem considere o Município principalmente e a região ou micro-região, alem de eventual projeto  em andamento que  passe nestas terras, ou seja existe a possibilidade de desapropriação na região em que se localizam.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.