x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 4.990

Balanço de Encerramento Estimativa Dezembro

ROBERTO FERREIRA

Roberto Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 09:53


Por gentileza, alguém poderia me explicar o recolhimento da Estimativa de Dezembro.

1- A Lei diz que a empresa Lucro Real deve obrigatoriamente fechar Balanço em 31/12, se fechou Balanço não tem Estimativa a Recolher.

2- A Lei diz que deve-se compensar no fechamento do Balanço o Imposto efetivamente pago, como vou compensar o valor de Dezembro que ainda será pago no final de Janeiro.

3- Não seria mais simples, se a Estimativa de Dezembro for menor que o valor do ajuste anual, recolher o ajuste, já que fechou o Balanço e se for maior também recolher o ajuste, para que pagar mais apenas para pedir compensação depois.

4-Desta maneira não seria mais simples desprezar a Estimativa de Dezembro, ou será, que a receita faz isto apenas para confundir a cabeça do Contabilista.

Se alguém puder me ajudar, eu só quero entender qual o raciocinio do Fisco para recolher a Estimativa de Dezembro.

Obrigado.

Roberto.

JACSON DA SILVA RODRIGUES

Jacson da Silva Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 12:03

Roberto, o calculo da estimativa de dezembro é o mesmo que é feito com as estimativas dos meses anteriores, visto que o balancete é anual.

Mas perceba que o valor da estimativa de dezembro e o valor do IR no fechamento do ano é o mesmo, pois tratam da mesma coisa, ou seja, pegue o balancete de dezembro apure o IR e a CS a pagar e subtraia o que você ja pagou atraves das estimativas de janeiro a novembro, o valor resultante a pagar você deve recolher até 31/01, caso o valor resultante seja negativo, será o seu Saldo Negativo, que por sua vez poderá ser compensado com outros tributos administrados pela RFB através de PerdComp.

espero ter ajudado

ROBERTO FERREIRA

Roberto Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 22 março 2010 | 16:35

Olá Jacson, obrigado pelo sua resposta, desculpe a demora para entrar em contato, mas é que tive alguns contratempos, e só hoje consegui acessar novamente o portal.

Bom, você diz que o valor da estimativa de Dezembro e o valor do IR no fechamento do ano é o mesmo, como?
Se a estimativa é calculada sobre o valor do Faturamento do mês.
E o Balanço de Fechamento é geral apurando todas as receitas e despesas. Não entendi.

Mario Luiz da Silva

Mario Luiz da Silva

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 23 março 2010 | 08:51

Olá Roberto

Você sempre terá as duas opções de pagamento do imposto na forma de tributação escolhida pela sua empresa (Lucro Real Anual): Balancete de Suspensão e Redução ou Estimativa.

Você optando pela estimativa, e apurar os impostos sobre o receita, vai provisioná-los na forma normal, e pagá-lo até 31/01 ( se não me engano).

No entanto, obrigatoriamente, você deverá apurar o ajuste anual, que nada mais é que levar seu resultado anual à tributação nas normas no Lucro Real. Se você obter os impostos maiores que o já pagos durante o ano, tem saldo a pagar, do contrário, a compensar.

Claro que é a mais básica explicação que consegui em poucas linhas...

t+

espero ter ajudado

"Salvai-nos desta geração perversa" Atos 2:40
ROBERTO FERREIRA

Roberto Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 23 março 2010 | 10:23

Olá Mario! Obrigado pela resposta, mas continuo com dúvida...

Optando pela Estimativa, vou compensar este valor no mês de Dezembro, para apurar o valor do Ajuste Anual, mesmo sem ter pago "efetivamente" como diz as regras, já que vou pagar somente em 31/01.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.