x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 156

Tributos de MEI desenquadrado para EI

Arthur

Arthur

Iniciante DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 3 anos Terça-Feira | 29 setembro 2020 | 15:05

Boa tarde a todos.
Abri um MEI no mes de Julho desse ano. porém tive os seguintes faturamentos:
Julho: 23.825,24
Agosto: 13.743,68
Setembro: 19.402,78

Portanto, esse mes de setembro tive que desenquadrar do MEI e migrar para o EI. Porém planejo faturar menos de 90 mil esse ano, portanto estaria incluido na primeira faixa de até 180.000,00, e pagaria 6% de imposto sobre nota. Porém pelo meu faturamento ter sido bem alto no primeiro mes, meu contador pegou o boleto do simples, no qual ele ja ta me enquadrando na segunda faixa, de 180.000 - 360.000, portanto, pagando os 11,2% de imposto sobre nota. Isso aconteceu devido ao fato de ele ter pegado meu faturamento do primeiro mes e tirado uma media.

Os boletos do simples ficaram:
Julho: R$ 2.156,58
Agosto: R$ 1.118,11
Setembro: R$ 1.367,44

Teve uma multa nos boletos de Julho e Agosto por "Atraso". Porém a primeira duvida seria essa, em julho e agosto eu estava como MEI, desenquadrei somente nesse mes de setembro, então, por qual motivo eu teria que pagar esses juros por atraso? Não tem como ficar isento disso?
A segunda duvida é, tendo em vista que irei faturar menos de 90 mil no ano, não teria como eu pagar esses impostos de 6%? pois eu estaria incluso na primeira faixa de faturamento anual.

Ruben Cunha

Ruben Cunha

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Tributário
há 3 anos Domingo | 4 outubro 2020 | 23:08

Arthur, Boa noite

O seu caso pelas informações acredito que foi desenquadrado onde ultrapassou o limite sendo assim retroagindo desde janeiro , mas como teve faturamento partir de julho foi adicionado esses valores calculados de multa e juros.

A receita bruta para calculo do seu imposto é diferente , a base de calculo inicialmente pode ter sido alta mas poderá se ajustar conforme passar os meses.
 
TRC Assessoria & Consultoria Fiscal e Contabilidade 
@Oculto

WhatsApp
Oculto 
Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.