x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 75

Preenchimento de nota fiscal para mercadoria importada e para envio a outro estado

Keisuke Yoshida

Keisuke Yoshida

Iniciante DIVISÃO 3, Vendedor(a)
há 3 anos Domingo | 4 outubro 2020 | 22:04

Sou MEI simples nacional  e quero emitir uma nota fiscal de uma webcam que importei da china por meio do Fedex / DHL , lembrando que eu  não tenho radar siscomex, faço importações simplificadas.

Não sei como devo preencher a nota fiscal na opção ICMS origem, visto que aparecem estas opções: 

1- Estrangeira - importação Direta, exceto indicada no código 6
2- Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no código 7
6- Estrangeira  - Importação direta, sem similar nacional, contante em lista CAMEX e gás natural
7-Estrangeira - Adquirida no mercado interno,  sem similar nacional, contante em lista CAMEX e gás natural

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Outra dúvida é : Essa mesma mercadoria será enviada para outro estado como devo preencher os campos de ICMS em operações Interestaduais  nas opções 

na opção Aliquota estadual ,está correto eu marcar esta opção?

4% alíquota interestadual para produtos importados 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E como devo preencher a opção percentual provisório de partilha?
eu preenchi como    100% a partir de 2019 
está correto?




mais uma pergunta é ~   devo preencher a aba imposto de importação?




Ruben Cunha

Ruben Cunha

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Tributário
há 3 anos Domingo | 4 outubro 2020 | 22:48

Keisuke Yoshida  , Boa noite tudo bem ? 

Não sei como devo preencher a nota fiscal na opção ICMS origem, visto que aparecem estas opções: 

1- Estrangeira - importação Direta, exceto indicada no código 6  ( Essa Opção )
2- Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no código 7
6- Estrangeira  - Importação direta, sem similar nacional, contante em lista CAMEX e gás natural
7-Estrangeira - Adquirida no mercado interno,  sem similar nacional, contante em lista CAMEX e gás natural

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Outra dúvida é : Essa mesma mercadoria será enviada para outro estado como devo preencher os campos de ICMS em operações Interestaduais  nas opções 

na opção Aliquota estadual ,está correto eu marcar esta opção?

4% alíquota interestadual para produtos importados  ( Sim )

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E como devo preencher a opção percentual provisório de partilha? ( Não precisa )
eu preenchi como    100% a partir de 2019 
está correto? ( Seu regime tributário está dispensado dessa observação )

mais uma pergunta é ~   devo preencher a aba imposto de importação? ( Não )

TRC Assessoria & Consultoria Fiscal e Contabilidade 
@Oculto

WhatsApp
Oculto 
Oculto

Keisuke Yoshida

Keisuke Yoshida

Iniciante DIVISÃO 3, Vendedor(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2020 | 10:06

Bom dia Ruben! Muito obrigado mesmo pela sua resposta rápida, me salvou aqui no preenchimento da nota. 

Ruben, me surgiram novas dúvidas: 
Na aba IPI - Eu preenchi como IPI 53- Saída não tributada, código de enquadramento 999. 

Na aba PIS - Preenchi como PIS 99 - Outras operações , e os demais campos deixei zerado. 
Na aba COFINS , preenchi da mesma forma que a aba PIS. 

Na aba "ICMS" em operações interestaduais preenchi como você me disse a opção : 4% Alíquota interestadual para produtos importados , e o restante dos campos deixei tudo zerado. 

Estas opções que preenchi estão corretas para mim que sou importador MEI sem siscomex? 

É a minha primeira nota, por isso estou cheio de dúvidas e quebrando a cabeça para preencher. 
Desde já agradeço grandemente pela sua ajuda. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.