x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 161

Alíquota PIS e COFINS (em reais)

Rodolfo Sousa

Rodolfo Sousa

Iniciante DIVISÃO 2, Desenvolvedor
há 3 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2020 | 10:28

Prezados,

Estou analisando os requisitos das normas CF-e/NF-e, e me deparei com uma dúvida. 
Existem campos da documentação do projeto SAT que pedem a alíquota em reais, porém não ficou claro como seria isso... se seria um calculo ou teria que ter um campo que em vez de por exemplo setarmos a alíquota em percentual 0,65, ter uma opção para setar o valor em reais, exemplo R$ 2,00.

Mandei minha dúvida para o portal da SEFAZ e o retorno, que eu infelizmente não entendi, foi o seguinte:

O layout do SAT tem como base a NF-e. O PIS é contribuição federal; portanto, maiores informações deverão ser obtidas na legislação federal. O layout visa cobrir as possibilidades previstas na legislação e o que importa é que o calculo a ser feito é a multiplicação da quantidade pela alíquota em reais. Exemplo: R$2,00 por un e no item existem 3un então a contribuição seria R6,00. De forma análoga, poderia ter um percentual de 10% e o custo unitário ser R$20,00 (e 3un) então, no exemplo, a contribuição seria R$6,00 também.

A documentação está em: SEFAZ - Documentação SAT Download

Por que a minha dúvida é exatamente como que funciona essa alíquota em reais, até onde sei, é em percentual.

Qualquer ajuda será bem vinda.

Abraços.,

Rodolfo

Rodolfo Sousa

Rodolfo Sousa

Iniciante DIVISÃO 2, Desenvolvedor
há 3 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2020 | 11:57

Ivan Rzatki
Bom dia Ivan, 

Desde já agradeço pela sua atenção.

Então, se não for pedir muito, consegue exemplificar ? por exemplo quando o campo é em percentual fica claro que eu preciso informar o percentual para o calculo, por exemplo '0,65', a dúvida é, se eu entrar em um grupo que pede essa alíquota em reais, eu teria que fazer algum calculo ? e que calculo seria esse ?

Obrigado !

Abs

Rodolfo

IVAN RZATKI

Ivan Rzatki

Prata DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2020 | 15:12

Sim Rodolfo, terá que fazer o cálculo do PIS e COFINS sobre o valor unitário. Por exemplo:

Quantidade vendida: 10
Valor unitário da mercadoria: 1.500,00
Valor total das mercadorias: 15.000,00
Alíquota PIS: 0,65
Alíquota em reais (unitario):  9,75
Valor da COFINS : R$ 97,50 (10 unid x 9,75)

Espero ter ajudado!

Auditor Contábil e Fiscal
Professor EAD em Legislação Previdenciária e Trabalhista
http://ivanrzatki.com.br
https://www.youtube.com/c/professorivanrzatki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.