x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 16

acessos 29.012

Compensação simples nacional

solange ortiz

Solange Ortiz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2020 | 13:15

Boa tarde amigos, fiz um pedido de compemsação do simples nacional de um imposto pago indevidamente no mês 03/2020. Pedi para fazer a compensação no mês 09/2020. Na hora de emitir o Das do Mês 09/2020, não aparece nada compensado sai o valor normal. Tenho que fazer mais algum procedimento?

Thayse Banhos

Thayse Banhos

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2020 | 13:27

boa tarde Solange,

Para compensar impostos a vencer, você precisa pedir a compensação e gerar uma guia avulsa com os novos valores.

Texto abaixo retirado do manual de compensação do site do Simples nacional:

Compensação com débito a vencer: Gerar DAS Avulso no aplicativo "Emissão de DAS Avulso" no Portal doSimples Nacional.
Para identificar o saldo devedor de CADA TRIBUTO, ENTE A ENTE (por exemplo, ISS - São Paulo/SP), após a
compensação, a ser informado no aplicativo DAS Avulso, o contribuinte deverá:
1 - Obter os valores devidos por tributo e por ente antes da compensação: no PGDAS-D 2018, na opção
"Declaração Mensal > Consultar Declarações", clicar em "Extrato" da operação "Geração de DAS", campo 6.1 (caso
o DAS não tenha sido gerado, utilizar a opção "Declaração Mensal > Gerar DAS");
2 - Deduzir os valores compensados para cada tributo/ente: no aplicativo Compensação a Pedido, na opção
"Consulta Compensações", o valor compensado é apresentado no campo "Valor Amortizado".

Jean Lima

Jean Lima

Iniciante DIVISÃO 5
há 3 anos Quinta-Feira | 17 dezembro 2020 | 10:34

Ola Pessoal, boa tarde,!

tive uma situação idêntica a situação acima, na competencia do mes 06/2020 fiz o pagamento a maior do DAS, apos fazer o pagamento maior eu fiz a retificação do pgdas 06/2020 para o valor correto e isso me gerou um " credito " na Receita, na qual utilizei para compensar o Simples da competência 09/2020, apos fazer a compensação emitimos um DAS avulso da Diferença e fizemos o recolhimento, consultei o pedido depois de alguns dias e aparentemente está ok, visto que a minha empresa não consta debitos em aberto na Receita.

Porem,  quando vou na opção "Gerar DAS" no Simples Nacional, continua gerando a DAS com os mesmo valores de antes, sem a compensação, é como se o processo de compensação não fosse feito. Sabe me dizer se tem algum prazo para que os valores dessa compensação sejam atualizados na DAS?

Letícia Bertelli

Letícia Bertelli

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 5 março 2021 | 10:05

Olá Jean! Estou com o mesmo problema que você. Fiz a compensação da competência do mês 01/2021 com DAS pago em duplicidade do mês 03/2020 (DAS prorrogado), e o restante pago em DAS avulso.
Fui conferir se constava valor em aberto no mês da compensação, o DAS avulso foi baixado, porém no mês 01/2021 ainda consta o saldo compensado em aberto, como se não tivesse sido compensado. O que devo fazer agora? 

Roseli

Roseli

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Segunda-Feira | 10 maio 2021 | 15:44

Boa tarde,

Estou com um problema na compensação também, fiz uma retificação de um mês em 2020 e vim alterando todos os pgdas seguintes, quando entrei no compensação a pedido para utilizar a compensação vi que o valor  total está disponível  e não a diferença...pra maior surpresa  pesquisei todos os meses e existe valor a compensar em todos ele, inclusive em alguns o valor total...alguém já passou por isso?

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
Letícia Bertelli

Letícia Bertelli

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 10 maio 2021 | 16:12

Boa tarde Ro!
Nunca tive essa situação, eu sugiro entrar em contato com a Receita Federal com o certificado digital da Empresa pelo eCAC em:
Serviços disponíveis via CHAT > Pagamentos, Parcelamentos e Regularizações > Regularizar débitos do Simples Nacional 
Só precisa acompanhar sua posição na fila de atendimento, pois se demorar para responder eles cancelam o atendimento. 

VALÉRIA

Valéria

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 10 junho 2021 | 09:53

Bom dia,
Acabei de fazer minha apuração do DAS 05/2021, eu tenho vários valores a compensar de guias do ano de 2017, 2018, 2019 e 2020.
Quando entro no sistema para compensar estes valores os créditos aparecem, tudo certo,  mas quando vou compensar o débito deste mês 05/2021 não aparece. A legislação fala que posso compensar com DÉBITOS A VENCER.
Será que tenho que esperar um pouco pra ver se o débito aparece? Na verdade achei que assim que gerasse o DAS o débito já ia aparecer para eu compensar.
Alguma orientação de vocês que já fizeram esta solicitação?
Obrigada

VALÉRIA

Valéria

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 14 junho 2021 | 13:41

Obrigada Letícia, vou aguardar mais um pouco então,.
Mas então está correto? Mesmo sendo este débito a vencer em 22/11/2021 ele aparecerá como débito em aberto para eu compensar?
Obrigada novamente...

Camila Santos

Camila Santos

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 9 agosto 2021 | 13:49

Boa tarde!
Estou com dúvidas de como utilizar esse valor que o meu cliente pagou a maior.
O valor que o meu cliente pagou a mais é de R$ 960,91, está como crédito para compensar num próximo DAS, já apurei a DAS 07-2021 e assim utilizar este valor a maior no DAS 07-2021, porém o valor da apuração é menor, e ainda não consta para abater nesse período, tenho que esperar vencer?  Terá juros?

Letícia Bertelli

Letícia Bertelli

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2021 | 16:00

Boa tarde Camila, se o valor de apuração do mês 07/2021 é menor que R$ 960,61, vai ser compensada a competência inteira e o restante que sobrar do valor pago a maior vai poder compensar no mês 08/2021. Não precisa esperar vencer, após a apuração a competência irá aparecer em alguns dias. Seguir o passo abaixo.

Em Simples Nacional - Compensação a pedido do Simples Nacional - Compensar - Você coloca a competência que foi paga a maior - Seleciona o número do DAS - Utilizar o pagamento - Vai aparecer as competências em aberto, no seu caso 07/2021- Utilizar débito - Compensar. 

Espero ter ajudado. 

DIVINA  LIMA

Divina Lima

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 17 agosto 2021 | 17:54

empresa pagou a competencia 03/2021 2 vezes e deixou a competencia 06/2021 em aberto ... o que devia era maior do que a compensar entao ja sabia que iria sobrar saldo a pagar , mas, os valores que compensou é menor do que foi pago em duplicidade...  se pagou  a mais  de PIS 100,00  e agora deve 120,00 nao ficaria so 20,00 + os juros a pagar?  esta compensando a menor do que pagou... tem uma regra especifica?

Roseli

Roseli

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 19 agosto 2021 | 16:17

Letícia , 

Obrigada pela resposta a minha dúvida, desculpe mas não tinha visto.Tivemos uns problemas aqui no escritório e acabou passando.
Minha situação foi resolvida em partes, em Julho consegui fazer as compensações com os valores corretos, porém após fazer tudo(inclusive Das avulso com o vr correto a pagar), a empresa me avisou que 3 nfs haviam sido canceladas.
Então refiz a apuração no PGDAS e emiti um novo das descontando a compensação (na minha cabeça, achei que retificando o PGDAS ia acertar automaticamente o vr na compensação..agora estão cobrando no ecac o mês como se tivesse uma diferença a pagar (entre a 1 e 2 apuração Das), tentei entrar no chat mas tá sempre indisponível,
RESOLVIDO
Consegui atendimento pelo fale conosco, a solução foi cancelar as compensações efetuadas, retificar a PGDAS novamente e após isso refazer as compensações , agora está ok..

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.