FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
APURAÇÃO DE IMPOSTOS PELA TRIBUTAÇÃO ERRADA
Suh Cristina
Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2020 | 19:10
Caros colegas,
Um cliente me procurou com uma situação bem inusitada (pelo menos para mim). A empresa dele de transportes teve inicio das atividades em 2017 e desde lá o antigo contador apurou os impostos como simples nacional, inclusive INSS, porém a empresa nunca foi simples nacional. Por algum motivo ele não conseguiu enquadrar a empresa desde a abertura e nos anos seguintes ela teve o pedido indeferido. Para regularizar esta situação teremos que reapurar os impostos mais minha dúvida é, os valores pagos do DAS são compensados automaticamente quando reapurarmos, temos que solicitar esta compensação ou o cliente terá que pagar todas as guias e nós solicitarmos a restituição dos valores dos DAS pagos?
Alguém já se deparou com esta situação?
Márlus Mauri de Meira Mathias
Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2020 | 20:06
Suhn
eu desconheço compensação direta do DAS com os demais impostos, além do mais, também tem o ICMS a ser visto
não serão apenas os recálculos, mas também as multas por atraso nas declaraçoes:
DCTF
Sped Fiscal
Sped Contribuições
Sped Contábil ( caso esteja obrigado)
Sped Contábil fiscal
Márlus
Suh Cristina
Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2020 | 22:33
Verdade...a empresa está com um problemão. A alternativa seria então pagar com a nova apuração e solicitar a devolução dos valores já pagos?
Sidney Costa
Ouro DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 4 anos Sábado | 7 novembro 2020 | 00:21
Está estranho.
Se a empresa nunca foi Simples, não tem DAS, pois o DAS só é gerado pelo Portal do Simples Nacional.
Sem acesso ao Portal do Simples não tem DAS.
Suh Cristina
Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 7 novembro 2020 | 21:59
O contador gerou um código de acesso, gerou todos as pgdas e Defis do periodo que a empresa não era simples nacional inclusive recolheu INSS com código 2003. Quando consulto se a empresa é optante pelo simples não desde o inicio da abertura ela está como excluida por ato da Receita Federal. Não sei como foi possivel isso mais aconteceu.