x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.039

retenção de INSS em RPA

Elizete  Silva

Elizete Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Recursos Humanos
há 3 anos Terça-Feira | 10 novembro 2020 | 12:09

Boa tarde!

foi emitido um RPA , e me passaram o percentual de retenção do INSS em 7,5% , acredito estar errado gostaria de ter certeza antes de questionar meu superior . RPA é para recolhimento de autônomo ou contribuinte individual, correto? nesse caso a retenção deveria ser 20% ou 11% respectivos . Estou sem saber ,alguém pode me ajudar?

atenciosamente, 

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 10 novembro 2020 | 13:58

Boa Tarde!
A alíquota é 11%, e deduz-se este valor da base para cálculo do imposto de renda.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
IVAN RZATKI

Ivan Rzatki

Prata DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 3 anos Terça-Feira | 10 novembro 2020 | 14:05

Boa tarde Elizete,
A lei 8.212/91 trata apenas de contribuinte individual e não mais de autônomo desde 1999. O percentual a ser descontado do contribuinte individual quando ele presta serviço a uma ou mais empresas é de 11% a 20% sobre a remuneração total. No entanto, temos que observar o teto do salário de contribuição.

Talvez esse 7,5% seja calculado pelo sistema, onde o valor retido tenha atingido o teto da contribuição. Caso não seja, está errado mesmo. 
Espero ter ajudado. Base legal 8212/91.

Auditor Contábil e Fiscal
Professor EAD em Legislação Previdenciária e Trabalhista
http://ivanrzatki.com.br
https://www.youtube.com/c/professorivanrzatki
VERONICE  ROCHA

Veronice Rocha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 09:59

Bom dia!

    A portaria 3.659,  de 10 de fevereiro de 2020 em seu anexo III não inclui o trabalhador avulso? Dessa forma entendo que o cálculo para se chegar a alíquota seja feito conforme a tabala desse mesmo anexo. Me corrigem se eu estiver errada.

Grata!

Atenciosamente,

Veronice Rocha
e-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.