x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 6.218

Declaração Micro Empresa - Simples Nacional

Paulo Henrique de Souza

Paulo Henrique de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 13:53

Olá Colegas, Boa tarde!

Preciso da ajuda de você para resolver um problema. Acabo de conquistar um cliente que tem seu CNPJ e inscr. PMSP ativos.
Mas ele não está cadastrado no simples nacional e perdeu o prazo para o cadastramento.

Minha dúvida é a seguinte: o que devo fazer para regularizar a situação deste cliente? Existe uma forma legal de cadastrar este cliente no Simples sem que tenhamos que esperar até janeiro do próximo ano?

Quanto a declaração de imposto de renda anual: Como eu devo enviar neste caso?

Desde já agradeço a atenção de todos.
Abraços,

Ricardo Silva Rodrigues

Ricardo Silva Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 14:01

Paulo, se a empresa já estiver aberta a muito tempo, não há outra maneira de optar pelo Simples NAcional a não ser aguardar o mês de Janeiro de 2011 para fazer essa opção.
Caso a empresa esteja em inicio de atividade, após a inscrição do CNPJ e do último deferimento de inscrição estadual ou municipal, a empresa terá 30 dias para formalizar a opção, obedecendo o prazo máximo de 180 dias após o início de suas atividades.

Allan Francisco de Oliveira

Allan Francisco de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 20:40

Boa Noite Paulo, eu já tive alguns casos desse, mas como o Ricardo falou, se a empresa estiver a muito tempo aberta ficará difícil de enquadrar, mas uma possibilidade poderá ser recorrer a um processo protocolado pela Receita Federal, explicando exatamente o motivo pelo qual a empresa não se enquadrou em janeiro de 2010, mas esse procedimento não é garantido, você deverá anexar todos os documentos que tiver a titulo de prova do motivo pelo qual a empresa perdeu o seu prazo de inclusão! se você tiver um bom motivo eu creio que consiga efetuar esse tipo de processo e que ele seja deferido, para você ter uma idéia esse ano eu já tive 3 clientes que perderam o prazo por motivos diversos, desses 3 clientes, 2 foram enquadrados no Simples Nacional e o 3º ainda não saiu o deferimento / Indeferimento!, então eu acho que você tem chances boas como ainda estamos em março (começo de 2010) de enquadrar a empresa, mas como eu falei, deve ser montado um processo o mais rápido e mais detalhado o possível e principalmente contendo todas as Certidões Negativas desta empresa, mesmo assim não é certeza que será deferido, é apenas uma possibilidade!!!

Espero ter ao menos dado esperanças!

Johndiel Guedes de Souza

Johndiel Guedes de Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Dentista
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 22:55

Olá, Sou cirurgião dentista, porém sou cadastrado como pessoa Juridica, como o meu segmento é Prestação de serviços, posso me cadastrar no super simples?
Outra duvida, qual seria a melhor cadastro para a minha atividade como pessoa juridica.

Johndiel Guedes de Souza

Johndiel Guedes de Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Dentista
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 22:57

Na verdade estou super empolgado com este site (forum) e pretendo aqui se não for incomodar tirar todas a minha duvidas.

Existe alguma forma de restituição ou abater os valores pagos no I.R , ou algum outro imposto?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 1 abril 2010 | 07:34

Bom dia Johndiel,

As atividades que dependem de serviços caracterizadamente de profissão regulamentada - com exceção de contabilidade - estão vedadas à opção pela sistemática do Simples Nacional.

Entretanto, tramita no legislativo projeto de lei que (se aprovado) incluirá nesta sistemática tributária também as atividades exercidas por advogados, médicos, dentistas, e outras.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 1 abril 2010 | 07:43

Bom dia Johndiel,

Folgamos ao saber que gostou do Fórum Contábeis, está a sua inteira disposição para dirimir todas as dúvidas que eventualmente tenhamos condições de fazê-lo.

Como regra geral, todos os tipos de impostos têm deduções ou abatimentos.

Para que você obtenha as respostas que procura, precisa detalhar seu questionamento informando-nos sobre o tipo de imposto de Renda a que se refere (se de Pessoa Fisica ou de Jurídica).

...

Ricardo Silva Rodrigues

Ricardo Silva Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 2 abril 2010 | 08:40

Caro Johndiel Guedes de Souza, recomendo a procura de um contador de sua confiança para que lhe oriente sobre todas as deduções da PJ entre outros assuntos de grande valia, como planejamento tributário, acompanhamento dos fatos contábeis da empresa etc.

Johndiel Guedes de Souza

Johndiel Guedes de Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Dentista
há 14 anos Domingo | 4 abril 2010 | 15:02

è realmente concordo com vc mais a quem procurar? ja tive alguns contatores que segundo alguns profissionais da minha area são bons porém muito caro para alguem que ainda ganha pouco. Hj tenho um contador que é muito bom de recado mas não posso e não devo exigir nada pois o valor a pago e devido ao pouco grau de instrução, então como não tenho ainda condições de recorrer a profissionais renomado em minha cidade resolvi estudar um pouco mais sobre contabilidade para dentista, porém tenho trabalhado muito para que um dia possa sim pagar alguem a altura sem ter que estudar outro assunto. Mas se tiver alguma indicação aqui em Aracaju-SE que se enquadre no meu perfil, pode me indicar? se não me indica um livro? Mas de qlq forma agradeço desde já a sua atenção.

Johndiel Guedes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.