x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 112

acessos 38.776

DIF - Papel Imune

Daniel Restum

Daniel Restum

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 1 abril 2010 | 13:58

Prezados amigos do fórum,

Estou com dúvidas quanto ao preenchimento da Declaração de Papel Inume, pois ela é muito complexa e existem tópicos que não são esclarecidos no menu de ajuda. Sendo a empresa declarante uma Editora (usuária), gostaria de obter um apoio para preenchimento podendo ser orientações em texto ou alguma planilha para que eu possa me basear.
Peço ajuda de voces, pois já estou com uma declaração em atraso.

Obrigado

Sula Arruda

Sula Arruda

Bronze DIVISÃO 3, Comércio Exterior
há 14 anos Domingo | 18 abril 2010 | 07:15

Daniel, sou Prestadora de Serviços de DIF-Papel Imune desde 1998 para empresas jornalisticas, editoras e gráficas, tenho clientes no Rio e fora do Rio e preciso estar bem atualizada em tudo que se refere a DIF-Papel Imune. Vc. se refere ao envio da DIF do 4o.trimestre de 2009 que o Governo prorrogou a entrega até 31/03/2010???


Abraços
Sula


Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter oferta de ajuda por telefone.
De acordo com as Regras do Fórum, "21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda".
À usuária Sula Arruda: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Domingo | 18 abril 2010 | 09:18

Bom dia Sula Arruda!


Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-la aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Aconselho você a dar uma lida nas Regras do Fórum.
Desta forma verá que:

"4 - Não são permitidos anúncios de venda ou compra de produtos, serviços e cursos, divulgação de sites ou homepages, sem o sentido de auxílio a algum problema de algum usuário".

Tivemos que editar sua mensagem, visto que, além de oferta de ajuda pelo telefone, havia divulgação "comercial" de seus serviços.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Daniel Restum

Daniel Restum

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 20 abril 2010 | 14:27

Sula, me refiro a DIF 4º tri/2009 e 1º semestre/2010. Ainda não tenho nenhuma informação de como fazer a declaração. você pode me ajudar em algo?

Sula Arruda

Sula Arruda

Bronze DIVISÃO 3, Comércio Exterior
há 14 anos Terça-Feira | 20 abril 2010 | 14:41


Daniel, quanto a DIF 4o.trim/2009 vc. vai preencher e enviar no sistema antigo, ok? Vc. sabe preencher o sistema de 2009??? Quais são as suas dúvidas no preenchimento deste???Vc. sabe que este envio está atrasado e vai gerar multa, ok?? Avise ao seu cliente isto pois as multas são bem altas (deve ficar em torno de 15.000,00 pois é o trimestre todo).

Quanto ao sistema de 2010, que é o novo, ainda não foi disponibilizado pela SRF, deverá ser aprox. fins de abril inicio de maio, estou atenta também pois tenho 11 clientes que faço o controle e a DIF deles e preciso lançar 2010 também. Assim que entrar o novo sistema eu vou estudar o mesmo e depois te falo tudo, ok???

Abraços
Sula

Daniel Restum

Daniel Restum

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 7 maio 2010 | 13:46

Sula, não sei nem preencher o sistema de 2009, pois nunca trabalhei com empresas que tivessem DIF.
Eu teria que lançar produto por produto mesmo que na mesma nota fiscal? Eles seriam muitos no meu caso, pois são mais de 1.000 NF emitidas por mês e cada uma com inúmeros produtos. Procuro algo que possa me ajudar.
A empresa é um dos meus maiores clientes a anos e a partir do ano passado passou a trabalhar com papael imune.

Agradeço por qualquer ajuda

Sula Arruda

Sula Arruda

Bronze DIVISÃO 3, Comércio Exterior
há 14 anos Sexta-Feira | 7 maio 2010 | 14:16

Daniel, infelizmente a DIF tem que ser preenchida Nota Fiscal uma a uma e item por item da NF em se tratando de papel imune. Vc. precisa 1o. separar as NFs que são de papel imune para depois lançá-las.
Após os lançamentos das Notas Fiscais vc. irá precisar lançar o consumo (o que a empresa fez com o papel) de cada tipo de papel imune que a empresa comprou.
Para vc. entender a DIF, vou dar um exemplo: a empresa comprou 100 toneladas de papel imune através de uma Nota Fiscal nr.tal,ok? vc. vai lançar esta NF. Depois vc. vai precisar informar na fica "Produção Publicações" o que a empresa fez com este papel (100 toneladas), ou seja, o que ela imprimiu com nome da Publicação (ex. jornal tal, revista tal, etc) informando tipo do papel, quantidade de folhas impressas, aonde foi a impressão e os kgs de perda (pois toda impressão tem perda de papel e esta perda é necessário ser informada também, ok?). Depois desta ficha, aí vc. vai partir para a ficha de estoque que vai ser, por tipo de papel : compra em kgs - produção (o total em kgs que vc. informou por publicação) = estoque final.

Eu acho melhor vc. me ligar para eu poder te explicar caso vc. tenha alguma dúvida, ok? 7846 7499 ou 2426 6281, mas fácil é o rádio 7846 7499, ok??

Lembro a vc. que o fato de vc. não ter enviado a DIF dentro do prazo legal que era até 30/03/2010 a DIF referente ao 4o.trimestre de 2009 pode gerar multa de atraso do Ministerio da Fazenda, ok?

Outro ponto para vc. ficar alerto: a empresa fez a renovação dos Atos de Concessão agora em fevereiro????

Abraços
Sula

Elisabete de Souza Santana Alves

Elisabete de Souza Santana Alves

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 26 maio 2010 | 17:47

Boa Tarde
Como devo preencher esta declaracao, visto ser uma editora onde terceirizamos nossas impressoes. Fiz a DIF porem coloquei como sem Informacoes de Notas Fiscais,Publicacoes e Estoques. Estou certa em minha forma de apresentar as declaracoes.
E quanto a multa como poderia gera-la?
Grato

Sula Arruda

Sula Arruda

Bronze DIVISÃO 3, Comércio Exterior
há 14 anos Quarta-Feira | 26 maio 2010 | 18:25

Elisabete,
1.- se a editora teve movimento, ou seja, impressões, vc. não poderia ter enviado a DIF como "sem movimento" pois vc. não lançou Notas Fisca, Publicações e Estoque quando existe movimento para estes módulos da DIF.Para esta DIF vc. precisará fazer a retificação, porém, como no mês de junho entra o novo sistema, peço aguardar para podermos verificar se é viável ou não a retificação até em função das multas existentes. Peço verificar com a gráfica que vcs. imprimem se eles enviaram a DIF deles com informações da sua empresa, pois a DIF ela é obrigatoria por quem utiliza ou compra o papel imune e quem imprime também, mesmo que seja terceirizado.

2.- Quanto as multas, sim, elas são bem pesadas e não aconselho vc. chamar a atenção do Ministerio da Fazenda para gerá-las, pois são altas.

3.- Qualquer dúvida me retorne. Se quiser pode ver o usuário deste site Daniel Restum que tb. estou tirando dúvidas dele.

Abraços
Sula Arruda

Aline de castro

Aline de Castro

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 16:47

Boa tarde.

Ouvi em uma palestra que seria disponibilizado o novo sistema para DIF 2010 na primeira quinzena de julho, mas até agora eles nao disponibilizaram, vamos ver....

Quanto ao preenchimento do novo sistema, para mim ficaram algumas dúvidas. Nao ficou claro como será determinado o consumo no caso das empresas que já trabalham com NFe. ..

Conf. o Sr. Marcelo Fish, Rep. da Coordenadoria da RFB, no caso de empresas emitentes de Nfe, nao seria necessário preencher nota a nota, pois isso já estava no banco de dados. O que nao ficou claro é como seria indicado o consumo das NFe entrada com as de saida nesta nova DIF...

enfim, eu estou no aguardo do novo sistema...

lea medina

Lea Medina

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 28 julho 2010 | 09:58

gente to desesperada ja,,,,cade o programa sem ele nao da nem pra adiantar nada das notas nao e?? ou alguem me orienta em algo pra adiantar to com aas notas na mesa acumuladas e depois uma a uma somente agosto nao dara tempo...tmeos outras cosias a fazer que complicado nao e?? cade o sescon nao age pra nada em nos ajudar

Tiago Recaman

Tiago Recaman

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 28 julho 2010 | 17:48

Boa tarde amigos.

Gostaria de saber o que tenho que lançar na DIF quando sair o programa para o 1° semestre 2010.

meu cliente esta com usuario UP, ele compra de vez em quando papel imune, isso não vai para o estoque e ja sai direto para uma grafica que industrializa estes papeis e devolve pra ele os livros, assim quando ele emite a nota de venda ele emite como livros, revistas e etc.

Alguem pode me ajudar pois é a primeira vez que faço esta declaração.

desde ja agradeço

Tiago Recaman
Brombay Contabilidade
Sula Arruda

Sula Arruda

Bronze DIVISÃO 3, Comércio Exterior
há 13 anos Quarta-Feira | 28 julho 2010 | 17:50

Lea, boa tarde.
Estou semanalmente em contacto com o Min.Fazenda daqui do Rio e eles informam que vai sair. Indaguei sobre o prazo de entrega ser em agosto e eles me passaram que caso o Governo veja que não dará tempo deve publicar uma IN alterando o prazo para 30/09.
Não temos muitas opção a não ser esperar e ficar em cima do Ministério. Eu já enviei até email para o Ministerio de Brasilia inclusive tenho uma pessoa lá em Brasilia indo ver também este programa, mas a resposta é a mesa: vai sair.

Se eu tiver alguma novidade diferente eu coloco no Forum onde peço também a vcs. Eu estou aqui com 11 clientes e estou preocupadissima com o acumulo de NFs que tenho a lançar e ainda fazer o consumo.

Abraços
Sula Arruda

Daniel Restum

Daniel Restum

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 30 julho 2010 | 15:02

Sula,

Agradeço por toda ajuda que já me foi dada. Pesquisei muito a respeito e estou conseguindo preencher a declaração (que por sinal é muito complicada), porém o meu caso se parece muito com o do Tiago Recaman (tópico acima), só que meu cliente compra sempre e a NF apesar de ir direto para a gráfica, é emitida no nome da editora.
Por esse motivo, estou deixando o estoque em branco, pois não tenho esse controle. Estou correto?

Você possui algum cliente que se enquadre na minha situação ou tem alguma informação que possa me ajudar, pois a Receita Federal não sabe me orintar a respeito.

Entro em contato por email caso ache conveniente

Abraços,

Daniel Restum

Sula Arruda

Sula Arruda

Bronze DIVISÃO 3, Comércio Exterior
há 13 anos Sexta-Feira | 30 julho 2010 | 20:14

Daniel, eu tenho clientes de muitos tipos de utilização e consumo do papel imune e já faço este serviços há mais de 30 anos então posso ajudar.
Bem, apesar do seu cliente comprar papel e mandar entregar direto para industrialização não tem problema, vc. lança a NF de entrada e informa o consumo (produção/publicações) que neste ponto vc. vai lançar as perdas de papel na impressão, pois toda impressão por menor que seja sempre tem perda e esta perda (papel inutilizado) tem que ser lançada, ok?? quando chegar no estoque vc. pode lançar zerado o papel ou não lançar.

Pode sim entrar em contacto por meu email.

No caso do Tiago ele e nós vamos ter que esperar o sistema entrar para podermos lançar e assim que eu ver este sistema eu ajudo a vcs. pois eu entendo muito de papel imune e sem imunidade. Trabalhei vários anos no jornal O Globo e tem mais de 12 anos que faço serviços para vários jornais.

Espero ter ajudado

Abraços
Sula Arruda

Sula Arruda

Sula Arruda

Bronze DIVISÃO 3, Comércio Exterior
há 13 anos Terça-Feira | 3 agosto 2010 | 10:54

Informo que acabei de enviar um email para o Ministerio aqui do Rio informando que o prazo ainda consta como 31/08 e que não teremos tempo hábil para alimentar o sistema e enviar a DIF.
Esta semana, independente da resposta ou não do meu email, estarei indo ao Ministerio pessoalmente solicitar maiores informações sobre o Programa 2010.

Retorno para vcs., mas se vcs. souberem por algum outro ministerio alguma noticia peço me retornar também, ok???

Abraços a todos

Sula Arruda

fernanda Magalhaes

Fernanda Magalhaes

Iniciante DIVISÃO 2, Editor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2010 | 09:12

Pessoal

Alguém tem alguma informação sobre o programa gerador da dif semestral? até agora não foi disponibilizado, certo?

Agradeço desde já!



Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter sido escrita por inteira com a tecla "CAPS LOCK" ligada.
Além de deixar a impressão de que o usuário está GRITANDO, é contra as Regras do Fórum.
Ao usuário Fernanda Magalhaes: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.

Sula Arruda

Sula Arruda

Bronze DIVISÃO 3, Comércio Exterior
há 13 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2010 | 10:58

O que posso ajudar é que estou acompanho junto Min.Fazenda do Rio e não é para se preocuparmos pois apesar do sistema não ter entrado ainda a RFB com toda certeza aprox. dia 29/08 deverá publicar uma IN prorrogando o prazo de envio da DIF, segundo o chefe da fiscalização-papel imune daqui do Rio em reunião com o mesmo na semana passada.

De qualquer modo estou atenta e acompanhando.

Qualquer novidade eu retorno e vcs. também, ok??

Eu ouvi aqui no Rio é que à semelhança do RECOPI-SP estão pensando em fazer este sistema de âmbito nacional, ou seja, para todos os estados e quanto a este assunto eu estou muito atenta pois já vi o sistema de SP e é bem complexo e de igual teor da DIF. Pelo que entendi deste sistema e conversando com o chefe do MF-Rio ele comentou que seria um controle paralelo: um por parte do Estado e outro por parte da Min.Fazenda, por isto os dois são bem parecidas as informações.

Abraços a todos
Sula Arruda

lea medina

Lea Medina

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2010 | 16:44

queridos boa tarde
pela manha entrei no site da receita nao tinha nada
agora neste momento entrei novamente tem o programa ja da dif 2,0 para o semestre entao ja viu ne o prazo sera que mudara??
podem baixar ta la e Deus nos ajudeeeeee

lea medina

Lea Medina

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 08:12

sula bom dia
nao sei se vc jja baixou o programa novo...nele nao consta estoque maiss...tiraram sera que e por causa do recopi??
ou pra eles interessam apenas lancamento de notas se for isso que maravilhaaa.....eu somava na mao...ecaaa...bjsss

Sula Arruda

Sula Arruda

Bronze DIVISÃO 3, Comércio Exterior
há 13 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 08:32

Já baixei e já estou alimentando.
Eles tiraram o módulo Estoque mas eu tb acredito que será lançado aqui no Rio um programa semelhante ao Recopi.
Não é tão maravilha assim pois no lançamento das NFs vc. terá que informar o CFOP por PRODUTO e não o da NF de onde vc. está comprando, aí é que vc. vai ter que ter cuidado ao lançar pois este código indica a utilização do papel.
Outra coisa que percebi e é importante é que agora eles pedem o CPF responsável pela empresa e CPF responsável pelo preenchimento, o que significa que quem preenche é co-rersponsavel pelas informações lançadas junto com a empresa.
Ainda não cheguei ao módulo "Publicações" assim que eu chegar eu informo alguma coisa importante notada por mim.

Qualquer dúvida vou ficar online e lançando minhas NFs pois eu tenho 11 clientes e começei ontem, apesar da prorrogação, para mim ainda é curto este tempo pois os meus clientes só mandam a NF o resto todo sou eu quem analiso e lanço e fecho, então não posso dar bobeira.

Bjs
Sula Arruda

Página 1 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.