x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 3.999

MEI - GPS Complementar código 1910 - Acima do Salário Min.

Fernando

Fernando

Iniciante DIVISÃO 2, Desenhista Industrial
há 3 anos Sábado | 12 dezembro 2020 | 11:04

Bom dia, por favor, já tentei tirar essa dúvida no INSS e no até no Sebrae por indicação de funcionário no INSS, mas ninguém soube de fato responder.

Gostaria de saber se, como MEI, posso fazer a contribuição complementar, além dos 15%. <BR>

Exemplo, nos valores de hoje (2020): <BR>

Como MEI  (via DAS) - 5% - R$52,25<BR>
Complementar (via código 1910) - 15% - R$156,75<BR>

Ao invés de pagar R$156,75, poderia pagar mais para me aposentar com valor acima do salário mínimo, utilizando a mesma guia?<BR>

Agradeço desde já!

Michael Sladek

Michael Sladek

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 27 dezembro 2020 | 22:51

Buenas, meu amigo.
Não seria mais atrativo fazer uma previdência complementar privada, tendo em vista que o INSS trabalha em regime de distribuição e a complementar funciona no regime de acumulação?!
Dependendo da quantidade de anos que levará até que te aposentes, talvez seja mais viável abrir uma conta e investir esse excedente, pois todo o vlr que acumulares será teu, no INSS infelizmente não temos nenhuma garantia e possivelmente pelo menos no meu caso até que eu me aposente as regras deverão ser mudadas pelo menos mais uma porção de vezes.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.