x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 194

Simples Nacional x despesas com funcionario

Patricia

Patricia

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 3 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2020 | 10:48

Bom dia

Um cliente me fez o seguinte questionamento: "estou 4 funcionários registrados...nāo seria bom aumentar o recolhimento do simples pelo menos alguns meses?"
a empresa dele é prestação de serviço, uma auto escola e nao emite nota, mas a gente tira o simples em torno de mil a dois mil reais, para não declarar sempre zerado.
Sou novata no ramo e estou meio perdida para dar um posicionamento correto para ele? o que vcs diriam?

Dgershon Cabral Câmara

Dgershon Cabral Câmara

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2020 | 13:18

Olá. De cara já temos um problema: não existe faturamento se não há notas fiscais emitidas. A prefeitura deverá cobrar e penalizar a empresa pela não emissão das notas fiscais.
Quanto ao aumento do faturamento, no momento as despesas desta empresa estão a descoberto. Se você fizer a contabilidade desta empresa ela dará um prejuízo insustentável.
Converse com o seu cliente e o conscientize sobre a necessidade de trabalhar dentro da lei.

Roni de Melo Moreira

Roni de Melo Moreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2020 | 15:32

apenas reforçando o que foi dito acima, é preciso emitir nota pelos serviços prestados, seria mais prudente apresentar o DAS zerado doq inventar valores sem documento fiscal e apurar o simples com ele e levando em consideração que o seu questionamento esteja baseado no calculo do fator R (se for esse o caso) o aumento na receita pode reduzir a alíquota do fator R a ponto de não ser possível tributar pelo anexo lll.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.