x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 5.453

Massa salarial x fator R

Lucivando Coelho Guimaraes Coriolano

Lucivando Coelho Guimaraes Coriolano

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 27 dezembro 2020 | 18:35

Ola pessoal. Estava dando aulas e estudando sobre o fator R. Vi que comenti equivocos no calculo da massa salarial. Pergunto: 

A massa salarial compoe
1. Inss patronal
2. Salarios prolabore
3. Decimo terceiros

Devo computar rat, encargos de terceiros e terco de ferias?

Outra duvida: servicos do anexo IV calcula fator R ou é so para anexo III e V?

Michael Sladek

Michael Sladek

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 27 dezembro 2020 | 21:30

Buenas, meu caro.
Até onde onde sei o anexo IV não entra no fator R, já que possuem alíquotas mais baixas do que o anexo V, no entanto em contrapartida devem fazer o recolhimento dos encargos da folha de forma separada.
No meu entendimento na composição da massa salarial p o fator 'R', entra como tu mencionaste :
- INSS Patronal (vlr pago nos últimos 12 meses à título de CPP anexo III ou V a depender do mês);
- Salários e pró-labore (como no cálculo utiliza os últimos 12 meses acredito que o correto é a inclusão cfe o gozo das férias e pgto do décimo);

No anexo III e V não há o pagamento de rat e terceiros, só o pagamento da CPP e o vlr retido dos funcionários.
E as férias como mencionei, já que o cálculo considera os últimos 12 meses p o cálculo, no momento do gozo das férias, quando ocorrer o pgto esse vlr será informado dentro dos gastos da folha mensal, logo vai estar dentro dos valores da folha.

Peço que algum colega me corrija, no caso de eu ter falado alguma bobagem.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.