x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 152

EXCLUSÃO DO SIMPLES NACIONAL POR FAZER PARTE DO QUADRO SOCIETÁRIO DE OUTRA EMPRESA

Rosana Karla da Costa Pereira

Rosana Karla da Costa Pereira

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2021 | 11:17

Caros Colegas,

Tenho uma empresa enquadrada no Simples Nacional que incorreu em uma hipótese de vedação ao Simples Nacional em 30/06/2020, porém não fez a comunicação até hoje, e a exclusão teria efeito a partir de 07/2020. A empresa recolheu os DAS normalmente até o mês 12/2020. 

Nesse caso ela será excluída automaticamente? Teremos que acertar as Notas de Serviços? Poderemos compensar os valores dos impostos recolhidos nas DAS mensalmente em novos DARFS? OU o procedimento para Lucro Presumido só deverá ser feito à partir de 2021?

Agradeço quem puder me ajudar.

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2021 | 15:59

Caros Colegas,

Tenho uma empresa enquadrada no Simples Nacional que incorreu em uma hipótese de vedação ao Simples Nacional em 30/06/2020, porém não fez a comunicação até hoje, e a exclusão teria efeito a partir de 07/2020. A empresa recolheu os DAS normalmente até o mês 12/2020. 

Nesse caso ela será excluída automaticamente? Teremos que acertar as Notas de Serviços? Poderemos compensar os valores dos impostos recolhidos nas DAS mensalmente em novos DARFS? OU o procedimento para Lucro Presumido só deverá ser feito à partir de 2021?

Agradeço quem puder me ajudar.



Boa tarde Rosana Karla. Como vai?

Situação bem complicada essa!
Entendo que se o desenquadramento por ofício ocorreu a partir de 07/2020, devera o contador refazer toda a escrituração contábil pelo lucro presumido refazendo toda a apuração. OS valores pagos pelo DAS poderão/deverão ser compensados com os impostos apurados pelo lucro presumido.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.