x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 68

acessos 70.175

Impostos que incide sobre Transporte de carga

Djonathan Felipe Schaffer

Djonathan Felipe Schaffer

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2012 | 12:18

Boa Noite,
Gostaria de saber quais são os impostos pagos por um transportadora de cargas nacional, cujo matriz é em Santa Catarina

Exemplo: minha empresa fatura em torno de 100 mil por mês.

Gostaria de saber como funciona o sistema do simples nacional, lucro presumido e lucro real

Lembro que na nota fiscal emitida pela empresa contratante ela paga 12% de ICMS sobre o valor do frete, (nao sei se isso pode ser redusido do valor dos imposto)

att.

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2012 | 12:20

Djonathan Felipe Schaffer,

dê uma lida no tópico, desde o início, que você encontrará várias postagens a respeito, inclusive sobre outros regimes tributários.

Se ainda restarem dúvidas, volte a postar que ajudaremos com prazer.

Abraços
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2012 | 12:45

Seria bom realizar um estudo tributário com todas as previsões e certezas que você tem acerca de seu faturamento/custos/despesas.
O simples é muito bom, mas dependendo de cada caso, às vezes, fica inviável por causa do volume de custos/despesas, volume de funcionários, crescimento do faturamento, dentre outros...

É melhor conversar com um Contador que esteja próximo a você para realizar um bom estudo deste caso.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Djonathan Felipe Schaffer

Djonathan Felipe Schaffer

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2012 | 22:27

Boa Noite,
Assim, tenho uma transportadora cuja matriz é de SC
presto serviço para um frigorifico (JBS) em Mato Grosso
e levo estas mercadorias para estados como SP, RJ
... na nota fiscal emitida pelo frigorifica ja sai descontado do valor do frete uma aliquota de 12% do frete, sujo este valor não é repassado para a empresa, exemplo:

Valor do Frete: 10.000,00 x 12% = 1.200,00
Frete Liquido Pago para a Transportadora: 8.800,00

estes detalhes estão descritos em NF-e que o frigorifico emite ao comprador de sua mercadoria, gostaria de saber se este desconto que é realizado seria o ICMS de Frete que a transportadora teria de pagar? se poderia descontar ele do meu imposto no lucro presumido.

me corriga se estou errado, pagando somente os impostos como:
IRPJ = 1.2%
CSLL = 1.08%
PIS = 0,65%
CONFINS = 3,00%

IRPJ= 1,2% até a BC não ultrapassar 60.000 trimestre, caso ultrapasse aplicar 10% na diferença restante da BC

Exemplo: BC = 100.000,00
100.000,00 - 60.000,00 = 40.000,00
60.000,00 X 15% = 9.000,00
40.000,00 X 10% = 4.000,00
IRPJ = 13.000,00

se vou pagar mais algum imposto me informe se possivel

JOÃO CARLOS GONÇALES

João Carlos Gonçales

Iniciante DIVISÃO 3
há 11 anos Sábado | 17 novembro 2012 | 00:47

Boa Noite!

No caso uma empresa transportadora com sede no Estado de São Paulo tributada pelo Simples Nacional que tem a origem do transporte no Estado do Espirito Santo e o destino no Estado de São Paulo deve pagar apenas o Simples Nacional?

Bruno Carvalho santos

Bruno Carvalho Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2013 | 21:34

Prezados colegas, estou com uma dúvida: uma empresa de transporte rodoviário de cargas (interestadual) que não possui caminhão, ou seja, contrata carreteiros, fazendo a opção pelo simples nacional, além dos impostos pagos de forma unificada pelo simples nacional, a empresa terá que pagar mais algum imposto referente a contratação do carreteiro?

Agradeço a atenção

andrea de lima

Andrea de Lima

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 11 março 2013 | 16:21

boa tarde, estou começando a trabalhar no fiscal de uma transportadora e minha duvida é que se a aliquotas dos impostos continuam as mesmas para os estados ou a diferença.A empresa fica no rj e faz transporte logístico.
Quanto aos outros impostos quais mais ela paga e suas respectivas aliquotas caso nao esteja enquadrada no simples nacional?
As empresas de transportes são obrigadas a usar o CT -e?

Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.