x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 98

GCAP na Venda de imóvel

Paulo Pedroso

Paulo Pedroso

Prata DIVISÃO 1, Proprietário(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2021 | 09:08

Bom dia a todos.

Meu cliente esta vendendo um imóvel por R$ 500.000,00 e o comprador conseguiu uma avaliação na casa pelo consórcio de R$ 600.000,00. O comprador quer financiar os R$ 600.000,00 e pegar a diferença para fazer benfeitorias imóvel.

A minha preocupação é como declarar a venda desse imóvel no GCAP/DIRPF do meu cliente. Declaro os R$500.000,00 que é o valor certo e ajustado da venda, ou vou ter que declarar os R$ 600.000,00.

Em declarando o total financiado, incorrerá um acréscimo de R$ 12.000,00 no GCAP do meu cliente, dai no caso ele devolverá ao comprador R$ 88.000,00, porém esses R$ 88.000,00 irão "sumir" do fluxo de caixa do meu cliente.

Aos colegas que puderem me auxiliar nesse caso, desde já meu agradecimento.

Att

Paulo

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 15 fevereiro 2021 | 08:01

Colega

 Você expos seu problema e aparentemente já tem a solução, sua preocupação creio eu esta vinculada aos 88.000,00. Que conforme suas palavras vai sumir do fluxo de caixa de seu cliente. Entendo eu que você ja analisou o problema e ja achou a solução, eu faria da mesma forma que você. Quanto ao verbo  SUMIR, não ha questionamento, legal. pois o valor não e assim tão extraordinário,  e em torno de 7.300 mensais. 
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.