x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 1.321

pis/cofins nao cumulativo de empresa importadora

Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 12 abril 2010 | 09:41

Amigos,
tenho uma empresa importadora optante pelo lucro real estou com duvidas referentes a apuração de pis/cofins nao cumulativo pois como estes impostos sao pagos na entrada da mercadoria e me gerando um credito , lanço:
d-pis/cofins a recuperar
c-disponibilidades

minha duvida e se preciso lanço este pis/cofins credor na apuração de resultado ou lanço direto na contra partida que e pis/cofins a recolher?

agradeço,

Ana

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"
Diogo Paulo Gretter

Diogo Paulo Gretter

Bronze DIVISÃO 3, Controller
há 14 anos Terça-Feira | 27 julho 2010 | 03:59

na entrada
1. o lçto da entrada esta correto.
2. não vai para apuração na entrada

na saida:
1. lança despesa com pis/cofins (conta de resultado)
2. contrapartida pis/cofins a recolher (passivo)

apuração dos créditos:
D. pis/cofins a recolher
C. pis/cofins a recuperar

Att.
GRETTER

ANTONIO GOMES

Antonio Gomes

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 15:31

como faço na apuração, pego a nf e faço o calculo pelo valor daa mercadoria? ou pelo q foi recolhido de pis e cofins? fiquei na dúvida como proceder, tem q ter apenas a nf de entrada ou tem q ter todo processo, di e td mais?
a nf de venda é ´pelo valor total dos produtos?

abraços

Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 16:33

toninho
boa tarde
voce tem que somar o valor do pis/cofins pagos nas importaçoes, eu tiro os valores da propria DI
a nf de venda é o valor dos produtos, normal como revenda de mercadoria nacional mesmo.
espero ter ajudado
Ana

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"
ANTONIO GOMES

Antonio Gomes

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 17:12

Ana, obrigado, então pego a nf que é valor de venda apenas para apurar compras, mas o pis e cofins q utilizo ´para creditos é da di, é isso? pq peguei umas nf e as vezes nao bate se eu fizer o calculo pela nf direto, isso pode acontecer?

abraços e obrigado

Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 18:04

toninho
vc tem que somar o pis/cofins das dI e achar a base de calculo para achar o valor de compra:
exemplo; total pis R$ 16,50 e cofins R$ 76,oo, a base de calculo sera R$ 1.000, esse e o valor da compra para base de calculo para pis/cofins nao tem nada a ver com o valor que aparece na nf de importacao
nao sei se era isso que voce qeria saber
qq problema poste novamente

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"
ANTONIO GOMES

Antonio Gomes

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 18:11

era sim, entendi então a nf é só para o icms e estoque no pis e cofins tem de ser pela di, entendi, no fim vou ter um relatorio para o pis e cofins com valor de compra diferente então, vc tem alguma planilha q ajude nesses calculos, pq pelo visto no sistema nao tem como fazer, tem de ser planilha.

muitissssssimo obrigado viu.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.