x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 141

Negociar com empresas endividadas

Takeshi de Souza

Takeshi de Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Processos
há 3 anos Terça-Feira | 9 fevereiro 2021 | 09:03

Bom dia pessoal, tenho uma demanda pra levantamento da questão do risco de negociar com empresas endividadas, comprar e vender para empresas com débitos trabalhistas, federais, estaduais e/ou municipais. É comum vermos solicitações de CNDs por parte de clientes e fornecedores, não sei exatamente se isso está ligado à essa finalidade, como forma de prevenção, mas para a contraparte, ou seja, a empresa que está comprando ou vendendo para empresas endividadas há realmente um risco de por exemplo, ser responsável pelos tributos da outra? Ser responsável solidário ou ser envolvida em algum processo judicial ou de cobrança desses débitos? Já viram algum caso desses?

Só sei que nada sei.
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 9 fevereiro 2021 | 09:27

Bom Dia

Empresas mal pagadoras é um risco quando você presta serviço e existe a retenção do INSS, neste caso sim existe a responsabilidade solidária, ou seja, ele não recolhe e vc é responsável também...

Mas, numa venda comum, o único risco é vc levar um calote.

Não é regra, mas já vi uma empresa sair da falência por vender à empresas com CND positiva e receberam certinho, e também vi o contrário, para as más pagadoras vendas somente à vista.

Siga a intuição, o bom senso e a prudência.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Takeshi de Souza

Takeshi de Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Processos
há 3 anos Terça-Feira | 9 fevereiro 2021 | 10:20

Obrigado pela resposta Telma, só pra esclarecer, esse INSS da retenção na prestação do serviço nada tem a ver com o INSS da prestadora do serviço ou seja o INSS patronal e segurados certo? Outra coisa, quais são os setores que normalmente fazem essa retenção? Lembro que talvez possa ser limpeza, construção civil, mas não tenho certeza.

Só sei que nada sei.
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 9 fevereiro 2021 | 12:58

Boa tarde

Obrigado pela resposta Telma, só pra esclarecer, esse INSS da retenção na prestação do serviço nada tem a ver com o INSS da prestadora do serviço ou seja o INSS patronal e segurados certo?  Exato, é aquele destacado em nota na cessão de mão-de-obra.

limpeza, construção civil, mas não tenho certeza. Sim, são estes, mas pra cv não ficar preso às atividades, entenda que são aqueles onde existe a cessão de mão-de-obra, como por exemplo, vigilância e monitoramento.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.