x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 107

Recebimento de dinherio do Exterior - IRPF 2021

RONALDO COSTA

Ronaldo Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 2 março 2021 | 14:21

Boa tarde colegas.

Tenho uma situação na qual tenho pouco conhecimento, que é recebimento de dinheiro do exterior.

Tenho um colega, que mora no exterior e sempre que pode transfere valores para sua conta poupança aqui no Brasil, conta sob seu CPF,  assim como o da saída.

O totalizador desses valores que entraram no ano calendário de 2020 deve ser declarado para a Receita Federal? e como informo o valor no validador da declaração?

Quem puder me ajudar eu agradeço!

At.te:
Ronaldo

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Terça-Feira | 2 março 2021 | 14:28

Ronaldo,
Se os valores são transferidos do exterior para conta de mesma titularidade, declara-se somente o saldo na ficha de bens e direitos. Isso considerando que ele seja residente fiscal no Brasil. Do contrário não há declaração de ajuste anual a entregar.
Lembro que possuindo residência fiscal, todos os rendimentos recebidos (origem dos recursos transferidos), de e em qualquer parte do mundo, são tributáveis, também, no Brasil.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.