x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 2.782

IRPF2021 Retificadora sem dependente/DARF Aux Emergencial

Rubens Villaça

Rubens Villaça

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 5 março 2021 | 19:00

Boa noite, amigos. Espero que estejam todos bem.

Então, fiz uma declaração  e coloquei minha mãe como dependente esse ano, mas ela recebeu auxilio emergencial. Ela sempre entrou na declaração do meu irmão, mas esse ano iria colocar na minha. Ao finalizar, recebi a mensagem de pagamento de uma DARF gerada num valor de 6 mil reais. Logo em seguida, fiz uma retificadora excluindo ela da minha declaração, o que diminuiu a minha restituição mas não me apareceu mais o DARF para pagar. Essa situação me geraram duas duvidas:

Terei problemas com a receita? nunca declarei minha mãe como depentente.

A DARF gerada incorretamente, eu preciso fazer algum processo para cancelar a mesma ou apenas não pago? 


Obrigado e bom final de semana a todos!

Tânia S Ferreira

Tânia s Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 3 anos Sábado | 6 março 2021 | 16:48

Rubens Villaça, 
Prezado, ainda não dá pra saber o que pode acontecer, mas acredito que o foco da receita não são os dependentes, mas sim aqueles que receberam indevidamente, e aqueles que tiveram rendimentos superior ao da primeira faixa de tributação do imposto de renda durante o ano de 2020, por tanto superior a R$22.847,76.
Veja que vc vai colocar dependentes quando for uma declaração por deduções legais, sendo que essa forma de declaração é opcional e vc coloca se quiser os seus dependentes, não existe nenhuma obrigatoriedade.
Mas, no entanto, como foi gerada o DARF e depois "anulado", não custa nada depois vc dar uma olhada no e-cac do CPF da sua mãe se não vai ter nenhum débito pra ela.

Mauro Santos

Mauro Santos

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 9 abril 2021 | 16:24

Pessoal,

Já tive vários problemas nesse sentido, estou fazendo declarações de pessoas físicas e elas omitem a informação do recebimento do auxilio emergencial por elas e por seus dependentes. Porém na entrega da declaração retorna o aviso do recebimento junto com o darf para devolução.

Em alguns casos, quando o recebimento é do titular, estou retificando a declaração incluindo o valor recebido como auxilio. Quando o rendimento é de dependentes, estou excluindo o dependente.

Ainda não encontrei nenhum fórum sobre isso, entendo que a retificação é a informação valida, mas a receita sabe que a retificação foi feita para não ter que devolver o auxilio.

Alguém está passando por isso tbm? Conhecem alguma maneira de consultar se o cliente recebeu esse auxilio antes de enviar a declaração original?
      

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.