x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 1.420

ISS retenção no Simples Nacional

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 10 março 2021 | 12:18

Bom Dia

Para responder sua pergunta com mais propriedade, diga qual o município tomador do serviço e o tipo de serviço prestado.

Qual anexo do SN sua empresa está inserida?

Obrigada

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Fernanda  Morales

Fernanda Morales

Bronze DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 3 anos Quarta-Feira | 10 março 2021 | 15:17

Roselene,

 boa tarde!!

 Tive a mesma situação aqui no escritório onde trabalho.
 Nossa assessoria informou que a alíquota a ser utilizada n retenção do ISS é o que determina a prefeitura. Aqui em Pelotas 3,5%.
 Estamos fazendo assim!

Roselene Alves

Roselene Alves

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 10 março 2021 | 16:00

Art. 27. A retenção na fonte de ISS da ME ou EPP optante pelo Simples Nacional, somente será permitida nas hipóteses previstas no art. 3º da Lei Complementar nº 116, de 2003, observado cumulativamente o seguinte: (Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 21, § 4º)

I - a alíquota aplicável na retenção na fonte deverá ser informada no documento fiscal e corresponderá ao percentual efetivo de ISS decorrente da aplicação das tabelas dos Anexos III, IV ou V desta Resolução para a faixa de receita bruta a que a ME ou EPP estiver sujeita no mês anterior ao da prestação, assim considerada:

a) a receita bruta acumulada nos 12 (doze) meses que antecederem o mês anterior ao da prestação; ou

b) a média aritmética da receita bruta total dos meses que antecederem o mês anterior ao da prestação, multiplicada por 12 (doze), na hipótese de a empresa ter iniciado suas atividades há menos de 13 (treze) meses da prestação;

II - na hipótese de o serviço sujeito à retenção ser prestado no mês de início de atividade da ME ou EPP, a alíquota aplicável será de 2% (dois por cento);

Eu não sei fazer esse cálculo para encontrar o percentual , pois que eu saiba para achar o percentual de retenção deve se fazer a media .

x
Gabriel Francisco de Morais Lira

Gabriel Francisco de Morais Lira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 10 março 2021 | 16:42

Roselene, boa tarde

Esse cálculo é bem simples, vou exemplificar para você:

Supondo que o RBT12 de uma empresa, em determinado mês seja de R$ 300.000 e ela seja do Anexo 3, se enquadrando na segunda faixa.
1. Precisamos achar a alíquota efetiva
(300.000 x 11,20%) - 9.360 / 300.000
Alíquota efetiva = 8,08%

Abaixo, do quadro do anexo, existe outro quadro segregando (por faixa) os tributos. No nosso caso, segunda faixa do anexo 3, o ISS corresponde a 32%.

Para finalizar você deve multiplicar a alíquota efetiva pelos 32%, ou seja, 32% x 8,08 = dando o percentual a ser retido nas notas fiscais 2,58%.
Espero ter ajudado, boa sorte

Roselene Alves

Roselene Alves

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 10 março 2021 | 18:13

Muito obrigada Gabriel não tem como não entender, muito boa sua explicação.
Agora pergunto se a empresa está em inicio de atividade, tem apenas 4 meses, fatura até 180.000 , na primeira faixa não tem valor a deduzir,, como é o cálculo? 

x
Gabriel Francisco de Morais Lira

Gabriel Francisco de Morais Lira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 11 março 2021 | 13:43

Boa tarde Roselene, o RBT12 para empresas com menos de 13 meses de existência, se dá pela média dos meses. Por exemplo:

Uma empresa de 4 meses, você irá pegar o faturamento dos 3 meses anteriores somar, dividir por três e depois multiplicar por 12. Aí você terá o RBT12 desta empresa.

Como ela está na primeira faixa, do simples, fatalmente a alíquota nominal é igual a alíquota efetiva, pois (como você disse) não existe parcela a deduzir na primeira faixa.

Logo o cálculo seria
Alíquota efetiva - 6%

ISS a s retido, 6 x 33,5% = 2%

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.