x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 138

Poupança e irpf

Aline Souza

Aline Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico
há 3 anos Segunda-Feira | 15 março 2021 | 00:27

Eu normalmente faço a.minha declaração.. e seguindo algumas orientações nunca declarei os valores de saldo de poupança em bens e direitos.. somente declarava os rendimentos nas aba rendimentos isentos.. nunca tive problema com a receita qnt a isso.. este ano vi no tópico ajuda sobre isto... mas tb já tinha enviado.. eu preciso fazer retificadora este ano e todos os outros anos? Minha poupança não tem muito dinheiro mas gostaria de saber sobre, pois quero evitar problema com a receita. Obrigada pela ajuda

Carlos Augusto Santos

Carlos Augusto Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 15 março 2021 | 08:42

Bom dia, Aline!

Conforme orientação da RFB, saldos de poupança, conta corrente e aplicações acima de R$ 140,00 devem ser informados na ficha de bens e direitos.

Sim, o procedimento correto é retificar a declaração atual e dos últimos 5 anos, mas isso não costuma dar problema, então creio que você pode manter assim por enquanto e corrigir isso nos próximos anos.

Se na declaração atual você tem saldo de imposto a restituir e enviar uma declaração retificadora, você vai entrar na fila novamente, e pode acabar demorando mais para receber a restituição.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.