x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 3.322

Carnê Leão: Duvida sobre alíquotas quando recebo parte como servidor publico e parte como freelancer

Murilo Silva Farias

Murilo Silva Farias

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Informática
há 3 anos Quinta-Feira | 18 março 2021 | 14:50

Olá.
Atualmente eu trabalho como servidor público e comecei a fazer alguns trabalhos como freelancer.
Eu fui informado por colegas de trabalho que preciso declarar mensalmente essa renda como freelancer no Carnê Leão, e efetuar o pagamento da DARF até o fim do mês seguinte. Como o imposto de renda referente ao salário de servidor já é retido na fonte com aliquota de 27,5%, eu declarei no Carnê Leão somente os rendimentos como freelancer, mas aí eu percebi que o programa não dá a possibilidade de selecionar a alíquota de 27,5%, e faz um calculo automático gerando uma DARF com valor muito baixo.
A minha dúvida é se esse valor baixo, provavelmente usando outra alíquota, está correto mesmo ou se teria alguma outra forma de declarar.

EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Sábado | 20 março 2021 | 21:13

Boa noite Murilo,

No Carnê Leão você irá informar somente os seus ganhos como freelancer, devendo desconsiderar o seu salário. No ano que vem, ao fazer a Declaração de Imposto de Renda, irá informar os seus rendimentos como assalariado da forma costumeira e deverá importar os lançamentos feitos no Carnê Leão para a Declaração; assim o programa irá fazer o ajuste e apurar se há imposto a restituir ou se ainda há algum saldo e imposto a recolher, considerando a somatória dos rendimentos tributáveis. 

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador
Silva

Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Informática
há 3 anos Sábado | 17 abril 2021 | 14:41