x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 341

Declarar ME no Imposto de Renda

CAMILLA ALVES VIEIRA

Camilla Alves Vieira

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 22 março 2021 | 17:32

Oi pessoal, tudo bem?

Minha cliente não quer entra em contato com o antigo contador dela por motivos pessoais, sendo que, o mesmo tem todos os dados da antiga empresa da mesma (é uma ME) que foi fechada apenas este ano. A mesma perguntou se tem como conseguir informações de capital empresa, faturamento anual em outro órgão. Respondi que por se tratar de uma ME é obrigatório serviços de um contador e somente ele pode passar as informações que ela precisa para declarar o Bem no imposto de renda. A mesma me perguntou "e se ele morresse? eu não teria outra forma de conseguir essas informações?". Estou tentando ajuda-la com a forma mais simples que seria pedir ao contador antigo as informações da empresa que só foi fechada este ano mas está inviável. Poderiam me ajudar? Obrigada!

Carlos Augusto Santos

Carlos Augusto Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 22 março 2021 | 18:36

Camila, boa noite!

Para consulta de faturamento da empresa, você pode tentar gerar um código de acesso ao simples nacional e consultar as declarações de 2020 - PGDAS. Não sei se vai dar certo, pelo fato de o CNPJ ter sido baixado.

No entanto, para fins de declaração de Imposto de Renda, é preciso saber o valor e a natureza dos rendimentos da Pessoa Física da sócia, no caso os pró-labores e as retiradas de lucros. Acredito que essa informação só irá conseguir no informe de rendimentos gerado pela contabilidade anterior. 

Alternativamente pode tentar gerar a declaração pré-preenchida através do certificado digital e-CPF ou através do login no e-cac com a conta GOV.BR. No entanto esta alternativa só vai dar certo se o contador tiver enviado a DIRF da empresa, caso contrário terá que entrar em contato com o contador e solicitar o informe de rendimentos, não tem jeito.

Quanto ao capital social da empresa para informar na ficha de bens, situação em 31/12/2020, você pode tentar olhar na declaração do ano anterior para ver se foi declarado e replicar os dados, ou olhar no contrato social da empresa, ou dar um google com a razão social e o CNPJ da empresa para ver se ainda acha em algum site de dados que ainda esteja desatualizado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.