x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 116

Declaração de Imposto de Renda - Compra de terreno não declarada em anos anteriores

Daniel Antonio Fagundes

Daniel Antonio Fagundes

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 3 anos Quarta-Feira | 24 março 2021 | 14:22

Boa tarde,

Estou fazendo a declaração de IR de uma pessoa que tem um terreno que foi comprado e parcelado diretamente com a imobiliária. Essa pessoa nunca declarou esse imóvel no imposto de renda. Nesse ano pretendo ajustar essa pendencia pois a pessoa terminou de pagar as parcelas em 2020 (imóvel parcelado em 12 anos) e em 2021 a pessoa vai fazer a escritura desse imóvel.

Entendo que eu deveria retificar as declarações dos últimos 5 anos para na declaração de 2020/2021 esse já vir certo.

Qual a opinião de vocês, retifico os anos anteriores ou informo esse imóvel somente no ano de 2020/20201?

Daniel Antonio Fagundes | Analista Fiscal
www.selbetti.com.br - A maior integradora de outsourcing de TI
Entre em nosso site e conheça a nossa nova plataforma Satelitti
Selbetti - #rumoaoespaço

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Quarta-Feira | 24 março 2021 | 19:00

Daniel,
Certamente houve um instrumento de venda e compra, mesmo que verbal e ele deve amparar o lançamento da aquisição do imóvel.
Eu entendo da mesma forma que você, retificar as anteriores no período da decadência.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.