x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 141

Construtora PJ ou autônomo PF

Deisiane Gonzaga

Deisiane Gonzaga

Iniciante DIVISÃO 5, Engenheiro(a) Civil
há 3 anos Quinta-Feira | 25 março 2021 | 00:01

Olá boa noite! Sou engenheira civil e estou começando a trabalhar na área de construções financiadas. A ideia é construir uma casa financiada pela CEF em um terreno para o cliente. Gostaria de saber se vou pagar menos impostos como pessoa física ou pessoa jurídica, e quais seriam essas taxas. No caso eu pretendo fazer os projetos (estrutural, arquitetônico, elétrico, hidráulico) e a execução da obra. Mas também estou na duvida em relação à mão de obra, quanto vou pagar de impostos se eu fizer um contrato de empreitada ou um contrato de administração. Ou se o material for no nome do cliente, ou no meu nome também. Se seria melhor contratar um pedreiro que é autônomo ou MEI, em relação aos impostos, INSS, etc. Poderia me instruir quais as melhores possibilidades tenho? Obrigada!

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 25 março 2021 | 08:40

Bom dia.

Deisiane,

Existe algumas possibilidades tributárias como PJ (Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional) , o recomendável para esse assunto é que seja feito um planejamento tributário abordando as possibilidades como PJ x PF.

Abs ,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 25 março 2021 | 15:28

Deisiane,

Aqui no site, em ferramentas tem opções do simples nacional para fazer consultas básicas.

No seu caso, como coloquei acima, o recomendável é que se faça um planejamento tributário.

abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.