x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 337

Sou MEI, posso deduzir dos rendimentos tributáveis na minha DIRPF considerando quais gastos?

FELLIPE WLASTER DE FREITAS LOBO

Fellipe Wlaster de Freitas Lobo

Iniciante DIVISÃO 1, Projetista Industrial
há 3 anos Quarta-Feira | 31 março 2021 | 16:46

Sou MEI, posso deduzir dos rendimentos tributáveis na minha DIRPF alugueis que equipamentos e ferramentas como computador, furadeiras, marteletes e etc. que utilizo na prestação de serviços? Esta é uma tentativa de diminuir o imposto pago em relação aos 68% do meu faturamento.
Tenho um faturamento acima de 30 mil anual, o que me obriga a declarar como pessoa física. Para diminuir os impostos, alem destes alugueis de equipamentos, o  posso considerar também como gastos do MEI a locomoção (sem nota fiscal) e gastos com alimentação (sem nota fiscal)?

Carlos Augusto Santos

Carlos Augusto Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 1 abril 2021 | 10:17

Felipe,

Se os 30 mil é o faturamento do seu MEI, não necesseriamente você estará obrigado a entregar a declaração.

Respondendo a sua pergunta, sim você pode abater essas despesas mas não na PF e sim na Jurídica, é importante separar bem as coisas.

Primeiro você deve ter calculado quanto faturou no MEI e depois abater todas os custos e despesas e então terá o seu resultado.

Desse resultado apurado, é que você aplicará os 68% (rendimento tributável) e os 32% (rendimento isento), feito isso verifique se está enquadrado nas hipóteses de obrigatoriedade de entrega da DIRPF.

Caso você possua escrituração contábil, essa regra de 68 e 32% não se aplica, sendo que todo o lucro apurado e demonstrado na contabilidade será isento de IRPF.

Se tiver dúvidas, procure um contador de sua confiança para fazer as declarações e evitar erros.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.