x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 178

Declaração do imposto de renda 2021

MARICELMA DE OLIVEIRA DORNELES

Maricelma de Oliveira Dorneles

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 17:42

Boa tarde Colegas

Tenho uma cliente que não trabalha, e seu filho tem uma doença severa onde fez um rifa no ano passado para poder angariar fundos para sua cirurgia, arrecadou 6mil reais em doações depositadas em conta corrente, e + 47mil arrecadou em rifa.
O que recebeu em doação eu lanço em rendimentos isentos em doações, mas a minha dúvida é quanto ao valor da rifa arrecadada, onde eu lanço na declaração de IR? Posso lançar como rendimentos isentos em item de outros

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 23 abril 2021 | 08:38

Bom Dia

Quem recebe a doação deve declarar da seguinte forma no Imposto de Renda: Na ficha "Bens e Direitos", no campo "Discriminação", detalhe o tipo de doação recebida (carro, casa, dinheiro etc.). Informe também o nome e CPF do doador.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 23 abril 2021 | 08:50

Bom dia!
Tem de declarar também na ficha "Rendimentos Isentos", código "14", informando o CPF/nome do doador e o valor recebido, para que o acréscimo patrimonial não fique negativo (patrimônio a descoberto).
No caso de doação em dinheiro, vai informar o saldo em espécie ou depositado em conta bancária existente em 31/dezembro.

Caio Fiorine

Caio Fiorine

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Terça-Feira | 27 abril 2021 | 11:12

Bom dia, Maricelma

Ele recebeu uma doação. Este valor foi tributado por quem fez a doação para ele? Se não, ele lança como DOAÇÃO, em rendimentos isentos. Faz a declaração de ITCMD (Estadual - Veja os limites de isenção no seu Estado), paga a guia do ITCMD e lança como rendimentos isentos.

Ou Ele lança em rendimentos Recebidos de PF, em outros. E irá pagar o IRPF, porém ele poderá lançar as DESPESAS médicas da cirurgia para Abater os valores. Verifique como foi feita essa RIFA, porque se teve algum envolvimento da CAIXA (Que
é o certo, fazer a coisa regular, via de regra já deveria ter IRPF RETIDO).

Fonte: Professora Mónica Porto (Mentoria Atua DP)

Att.
Caio Fiorine.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.