x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.288

Coloquei que moro com minha avó mas não sou dependente do IR.

VANESSA VIEIRA ATAIDE

Vanessa Vieira Ataide

Iniciante DIVISÃO 4, Pedreiro
há 3 anos Terça-Feira | 27 abril 2021 | 01:21

Coloquei que moro com minha avó, mesmo endereço etc, e recebi o auxílio emergencial, porém não sou dependente do imposto de renda. Isso pode gerar algum problema? 

Ps. Eu moro com ela mas não dependo dela, me viro com o meu dinheiro, porém coloquei ela no meu ciclo familiar por receio de dar algum problema no futuro. 

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 27 abril 2021 | 08:33

Bom Dia

Vamos analisar o caso:
Vc recebeu mais de 22.847,76 em 2020 e mais o auxílio emergencial?
Se sim, no momento da declaração, acusará devolução.
Se não, não vai precisar devolver.
O endereço realmente é o que vc mora, ou seja, se comprova por documentação?
Se sim, não há com o que se preocupar.
Em relação a ser dependente do imposto de renda. ..seria no caso vc ser a dependente de sua avó?
Para isso acontecer é preciso atender alguns pré-requisitos, tais como:
Filho
Enteado até 21 anos
Estudantes, etc
E justamente, por vc não ser dependente do IR que recebeu o Auxílio Emergencial.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
VANESSA VIEIRA ATAIDE

Vanessa Vieira Ataide

Iniciante DIVISÃO 4, Pedreiro
há 3 anos Quarta-Feira | 28 abril 2021 | 03:00

Não, eu não recebi nada nesses últimos anos porque estou desempregada, só o auxilio mesmo. Mas fico aliviada que minha avó não se complique por causa de mim, fiquei receosa que ela tivesse que devolver o dinheiro ou desse algum problema na receita federal por conta de eu ter pedido o auxilio e colocado ela no meu grupo familiar. 

Felipe Piva

Felipe Piva

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 3 anos Quarta-Feira | 28 abril 2021 | 16:21

Boa tarde, tudo bem?
de acordo com as informações que você passou, daria problema se sua avó colocasse você como dependente sendo que, você recebeu o auxílio emergencial (pois você dependeria de alguém, ou seja não necessitaria do auxílio emergencial), sendo necessário fazer a devolução.

Mas se você recebeu o auxílio emergencial, e sua avó não te colocou como dependente no IR está livre de problemas.

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.