x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 133

Declaração de imóvel financiado em nome dos cônjuges, após dissolução de união estável.

ARACELE PEREIRA

Aracele Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 3 anos Quarta-Feira | 28 abril 2021 | 10:26

Bom dia a todos!

Este ano farei a minha primeira declaração de IR, pois meus rendimentos ultrapassaram o valor de isenção e também porque fiz investimentos na bolsa de valores em 2020.
Minha dúvida é sobre um imóvel que financiei junto com o meu ex-cônjuge em 2006. Em 31/08/2011, foi homologada pelo Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais, a ação de dissolução de união estável e, na partilha de bens, eu fiquei com o imóvel, assumindo as parcelas do financiamento.
Gostaria de orientações sobre como declarar este imóvel, visto que no extrato de imposto de renda consta somente o nome do ex-cônjuge como mutuário.
Desde já, agradeço.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 28 abril 2021 | 16:20

Boa tarde!
Na ficha de "Bens" vais criar um item para o imóvel, informando na discriminação os dados do mesmo, o financiamento, que foi recebido pela dissolução da união estável com Fulano, CPF XXX, na data de 31/08/2011, e o total das parcelas pagas em 2020.
Na situação em 2019: total dos valores pagos de 2006 até 2019. Na situação em 2020: valor de 2019 mais o que foi pago em 2020.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.