x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 92

DEVO DECLARAR CONTA POUPANA NA DIRPF?

Rogerio dos santos

Rogerio dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 3 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 16:01

ola amigos. tenho uma cliente que vai declarar o imposto de renda pessoa física pela primeira vez.. ela é casada e se encontra na seguinte situação, com o salario dela eles mantem os gastos da família, e com o salario do marido eles guardam tudo em uma conta poupança que esta no nome dela... e agora devo declarar essa conta poupança normalmente ?

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 18:48

Rogerio

temos 2 situações :   mas em ambas deve se declarado a conta

declaração em conjunto:     mas ao meu ver NÃO não vai ser a melhor opção

declaração individual ->  na parte do cadastro do contribuinte tem a pergiunta  se a pessoa tem conjuge -->   SIM  e imformar o CPF de cada um de declaração do conjuge

na da esposa -> cpf dele     e a poupança
na do marido -> cpf dela

Márlus

Rogerio dos santos

Rogerio dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 3 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 19:44

Márlus Mauri de Meira Mathias obrigado por sua resposta. conversando com minha cliente ela me passou uma outra situação, as contas bancarias dela é conjunta com o marido. o marido no caso nao atinge o teto para precisar fazer a declaração de imposto de renda, sendo o valor que o casal tem em conta poupança frutos de comissões anuais recebidos por seu marido mais que porem nao é nada lançado em holerite. SE POSSIVEL ME DE UMA ORIENTAÇÃO DE QUE MANEIRA POSSO SOLUCIONAR ESSA QUESTAO. DESDE JA AGRADEÇO A VC E A TODOS DO PORTAL CONTABEIS.
 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.