x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.635

MEU AVÔ NUNCA DECLAROU O IMOVEL E AGORA ELE FALECEU.

VANESSA VIEIRA ATAIDE

Vanessa Vieira Ataide

Iniciante DIVISÃO 4, Pedreiro
há 3 anos Quinta-Feira | 13 maio 2021 | 14:33

Meus avós tem uma casa no valor de R$269.760,94 e eles compraram o terreno em 1995 por R$5.000,00. Porém meu avô nunca declarou esse terreno e ele era o único obrigado a declarar o IR. Meu avô morreu em 2019 e o inventário já saiu... Foi partilhado entre 4 pessoas, minha avó, filhas e o neto (mãe falecida). A advogada disse que para fechar o inventário e informar a receita federal que o inventário saiu, temos que declarar a casa. Gostaria de saber se o valor que teremos que pagar é muito alto. 

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Quinta-Feira | 13 maio 2021 | 15:32

Seu avô declarava imposto de renda, independentemente de não informar o imóvel? Porque, à princípio, somente pelo imóvel não estaria obrigado à entregar a declaração.
Se sim, você deverá retificar as últimas 5 declarações, informando o imóvel nelas e na final de espólio. Se não, você informa o imóvel, apenas na declaração final de espólio.

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 19 maio 2021 | 07:54

Se ele declarava é só retificar as declarações, não paga multa por isso, agora se ele não declarava e estava desobrigado da entrega, pode declarar que não paga multa, só se não estava obrigado a declarar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.