x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 91

Perda total veiculo

Bruno Rollien de Brito Silva

Bruno Rollien de Brito Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 3 anos Domingo | 23 maio 2021 | 12:42

Boa tarde.

Em 2020 me envolvi num acidente com um caminhão de uma empresa de transportes. Eu não tinha seguro naquele momento.

Na ocasião, o motorista do caminhão acionou a empresa e a seguradora dela, que vistoriou meu veículo e declarou Perda Total.

Então a mesma me deu 2 opções:

1. Transferir meu veículo para ela, ela quitar o veiculo com a financeira (BV) e me pagar a diferença considerando a tabela FIPE.
2. Me indenizar integralmente e eu continuar com o veículo (eu assumir o conserto do veiculo).

Eu optei pela primeira opção. A diferença da tabela FIPE com o valor de quitação deu pouco mais de R$ 4.000 transferida para minha conta bancária. O valor de quitação foi de pouco mais de 24k totalizando cerca de 28k considerando a quitação + diferença.

Como eu declaro essas informações no imposto de renda? (transferencia/venda do veiculo para a seguradora terceira, recebimento da diferença de 4k e compra de novo veículo usando essa diferença).

Procurei situações parecidas na internet, porém não consegui localizar. Não tenho experiência nem muito conhecimento com declaração de imposto de renda.
Agradeço muito se puderem me ajudar com essas informações.

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 3 anos Domingo | 23 maio 2021 | 16:17

No seu caso só de baixa na ficha bens e direitos e explique o ocorrido, inclusive o valor recebido, no histórico.
Na coluna 2020 - coloque valor zero.
O valor recebido já pode ter sido gasto, aplicado, etc.....



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.