x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.692

Alguma vantagem em transferir veiculo PF para PJ?

Rogerio

Rogerio

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 3 anos Terça-Feira | 25 maio 2021 | 12:21

Bom dia, estou com uma duvida e gostaria da opiniao de vocês, colegas contadores.

Uma empresa com 3 sócios, (33,33% cada), um dos sócios quer passar um de seus veículos para a empresa, me pediu uma orientação sobre;

Sinceramente, não vejo vantagem para o sócio PF em transferir um bem seu para uma PJ, seja em questão tributária, IRPF ou afins, vocês veem?

Outra questão seria que, se ele transferir para a empresa,  o veiculo seria dos 3 sócios?

Caso ele transfira, se ele "mudar de ideia" e querer o veiculo de volta, a unica opção dele é compra-lo, correto? ele terá que pagar novamente pelo veiculo.

Estou certo?

Abraco

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 3 anos Quarta-Feira | 26 maio 2021 | 16:18

boa tarde !
Como seria essa "transferência" ? a empresa iria comprar?  ou seria um aumento de capital ?
O veiculo não será dos sócios e sim da empresa  -  são coisas distintas !!!
Numa eventual venda do veiculo por um valor acima do residual (custo-depreciação) a empresa terá que pagar imposto sobre o ganho de capital,   já na pessoa fisica isso nao ocorre.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.