x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 126

DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA - EMPRÉSTIMO ENTRE FAMILIARES PARA COMPRA DE CARRO

VR Contabilidade

Vr Contabilidade

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 30 maio 2021 | 11:16

Bom dia,

Prezados(as),

Estou com uma dúvida em relação a declaração de imposto de renda, a dúvida é a seguinte:

1º - O meu cliente obteve um empréstimo da avó no valor de R$ 40.000,00 para a compra de um carro na mesma data do recebimento.

2º - A avó adquiriu os R$ 40.000,00 através de um empréstimo consignado junto ao banco, ou seja, o empréstimo precisa ser pago com juros.

3º - Foi acordado que o neto pagará 48 parcelas de R$ 1.015,00 totalizando um valor de R$ 48.720,00, ou seja, 48.720 - 40.000 = 8.720 de Juros. Ou seja, além de pagar o empréstimo, ele também vai pagar juros exigidos pelo banco para com a avó referente o empréstimo consignado.

4º - No momento da declaração, sei que devo lançar o mesmo em Dívidas e Ônus no código 14 "Pessoas Físicas", entretanto, como ele recebeu apenas R$ 40.000,00 eu devo fazer apenas o abatimento deste valor.

Então minha dúvida é a seguinte, como eu devo declarar o pagamento desta dívida? Porque no imposto de renda da avó acredito que ela tenha declarado em Bens e Direitos o valor a receber de R$ 40.000,00 e não de 48.720,00, e uma vez eu declarando que ele pagou este valor a mais (8.720) tenho receio de que a Receita Federal entenda como "Recebimento de Juros" e queira comprar imposto dela em cima deste valor.

Como proceder? Eu deveria colocar alguma cláusula no contrato também afirmando que o valor pago a mais não caracteriza "Juros" e sim um acordo entre as partes para quitação do empréstimo junto ao banco?

Agradeço desde já!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.