x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 94

Imposto de renda 2021

Vladimir Damasio

Vladimir Damasio

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 31 maio 2021 | 08:52

Olá,
Estou com uma dificuldade: Por motivo de saúde eu não tenho trabalho formal e estou a muitos meses sem rendimento. Por isso, minha esposa me colocava como dependente na declaração dela. Mas em 2020 eu fiz algumas operações na bolsa (com o rendimento familiar) e o contador orientou fazer a declaração em separado! No ano passado os valores eram baixos, mas em 2021 vendi um imóvel e apliquei na bolsa o valor recebido.
Minhas dúvidas: 
Pelo fato de eu ter operado na bolsa me obriga a fazer a declaração em separado?
Eu fazendo em separado e colocando o CPF dela no campo cônjuge, já é o suficiente para justificar  a origem do rendimento para compra das ações, considerando que eu não tenho renda própria?
Ou mesmo operando na bolsa eu poderia ter continuado como dependente da minha esposa (que na realidade sou) e lançar as negociações de ações  com o meu CPF?
Agradeço qualquer ajuda!

Vladimir 

Anderson Sousa Barbosa

Anderson Sousa Barbosa

Iniciante DIVISÃO 5, Consultor(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 31 maio 2021 | 15:47

Oi Vladimir,
1. O Fato de vc ter operado na bolsa, não o obriga a fazer a declaração em separado.
2. Fazendo em separado e colocando o cpf da esposa NÃO justifica a origem do dinheiro.
3. SIM, poderia ter continuado como dependente da esposa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.