x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 212

kelsileyde

Kelsileyde

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Programador
há 3 anos Domingo | 20 junho 2021 | 15:23

Boa tarde!
IRPF - PENSÃO DE ALIMENTOS.
Minha filha recebe PA , no valor inferior ao mínimo obrigatório para recolher leão ou declarar. Acontece que , em um ou dois meses ela recebeu média de R$2000,00. Porém, no total / ano não atingiu os R$28mil que obrigaria a declaração IR e carnê leao.
Em março ela completou 21 anos , mas é estudante universitária.

Eu, que sou a mãe, preenchi meu IR e já retifiquei por 2 vezes, mas não sai da pendência da malha. Situações:
1 - informei minha filha com dependente (como faço sempre) e declarei os valores da PA. Mas, o pai informou no IR dele um valor com diferença de R$1000 em média a menor. Disse que é o valor que está na declaração de rendimentos dele. Mas, eu informei o que caiu EFETIVAMENTE na conta (que é em meu nome e CPF) mês a mês.  Não poderia informar diferente do que foi recebido; 

2 - retifiquei mantendo a filha como dependente e mantive os valores. Caiu em pendencia novamente pq o pai não retificou a dele.

3 - retifiquei RETIRANDO minha filha como dependente minha e , por consequencia, RETIREI tb os valores recebidos por ela de PA. CAIU EM PENDENCIA NOVAMENTE (vinculando a IR do pai). O que devo fazer? Estou fazendo algo errado, se o valor anual soma R$ 17 mil  aproximados?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.