x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 10.681

Inclusão de CNAE Secundário

Gabriel Mairon Cortilio

Gabriel Mairon Cortilio

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 30 abril 2010 | 15:19

Prezados,

Descobri, recentemente, a existência deste maravilhoso fórum e queria deixar registrado o quanto ele já me ajudou. Sou muito grato a todos, e espero poder colaborar!!

A minha dúvida é a seguinte, uma cliente minha tem o seguinte objeto no Contrato Social: a)prestação de serviço de transportes urgentes;porta a porta, nacional e internacional, de documentos... b) obtenção, organização, coordenação e prestação de serviços de coleta, transporte e entrega de carga, nacional e internacional.

O Cnae desta cliente é 53.20-2-01 - serviços de malote não realizados pelo correio nacional.

O fato é que para renovação do RNTRC a ANTT (Agência nacional de transportes terrestres, está exigindo que façamos a inclusão de um 2º CNAE, como por exemplo: 4930-2/02 transporte rodoviário de carga, intermunicipal, estadual e internacional.

A minha dúvida é se essa alteração terá algum efeito fiscal sobre a empresa....tributação etc...se algum colega saberia me dar alguma dica de legislação que conste essa questão da tributação.

Desde já grato!

Abraços a todos

Gabriel

Gabriel Mairon Cortilio

Gabriel Mairon Cortilio

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 3 maio 2010 | 13:35

Prezada Dra. Sandra,

Agradeço a atenção dispensada, bem como a indicação da legislação aplicável.

Vou entrar em contato com a Contabilidade da empresa. Porém, creio que eles já recolham o ICMS, em razão da atividade exercida.

Estive hoje, no plantão CNPJ da Receita, localizado na Rua Tijuco Preto, nº 187, e segundo informações do analista, não haverá maiores reflexos fiscais...de qualquer modo, vou fazer uma análise mais aprofundada.

Novamente, agradeço a resposta,

Gabriel

Sandra Mara Jantsch

Sandra Mara Jantsch

Bronze DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 3 maio 2010 | 15:15

Oi Gabriel,

Se o cliente já é contribuinte do ICMS então não haverá mudanças.

Não precisa agradecer, estamos no forum para nos ajudar.

Uma ótima semana!!

Atenciosamente,

Jantsch e Kanomata Advogados
https://www.jkadvogados.com.br
Av. Dr. Cardoso de Mello, 1470, cj. 312
Cep 04548-005
Vila Olímpia
São Paulo - SP
Tel. 11-30458986
Gabriel Mairon Cortilio

Gabriel Mairon Cortilio

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 14 anos Terça-Feira | 22 junho 2010 | 14:42

Olá Elisângela,


Creio que algum membro com maior experiência no assunto poderá dar dicas mais objetivas.

Não atuo muito nesse tipo de situação, porém, das pesquisas que fiz à época do problema objeto deste tópico, o primeiro passo seria estabelecer se a empresa irá efetuar um novo tipo de serviço, e ainda, se esse serviço já faz parte do objeto descrito no contrato social da P.J.

Assim, caso a atividade que se pretende incluir, não faça parte do Contrato Social, será necessário a alteração deste na Junta Comercial.

Esse pelo que sei é o primeiro passo.

Caso não seja necessária a modificação no objeto social da empresa, o procedimento pode ser feito pelo site da receita federal, pela atualização da inscrição.

Para maiores eslcarecimentos, existe um posto da Receita Federal que trata de CNPJ, no seguinte endereço:

Rua Tijuco Preto, nº 187

Acho que isso pode te ajudar.

Abraços,

Gabriel



Denivalda de Oliveira Santos

Denivalda de Oliveira Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 30 julho 2012 | 18:46

Boa noite!

Tenho um cliente que irá mudar as atividades no Contrato Social, mas está receoso de perder a opção pelo Simples Nacional.
As atividades são:
a)Comércio varejista de Jornais e Revistas CNAE 4761-0/02
b)Posto de anúncios Classificados. CNAE 7311-4/00
c)Balcão de venda de ingressos para Shows e eventos CNAE 7990-2/00
d)Recargas de Celulares Pré pagos. CNAE 8299-7/99

A atividade principal da empresa é Posto de Classificados, porém foi colocado o CNAE 4761-0/02 para ser optante do Simples.

Qual o procedimento para não perder a opção?

Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.