x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.192

Equivalência Patrimonial X Simples Nacional

Edson Vieira dos Santos

Edson Vieira dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 3 anos Terça-Feira | 22 junho 2021 | 15:28

Boa tarde a todos,

Me deparei com uma duvida, sabemos que equivalência patrimonial, não possui incidência tributária. Mas em uma pesquisa recente, me deparei que ela é responsável por uma empresa por exemplo ser obrigada a ir para o Lucro Real, desde que seu resultado positivo seja superior a 78mi no ano anterior.

Com este resultado vem minha duvida.

Se é considerado "receita" para caracterizar a impossibilidade de optar pelo lucro presumido(sendo se for a unica receita, nada mudara), este mesmo resultado implicara em seu sócio participar de uma empresa do Simples Nacional? Devido a "Receita Global" ser superior ao limite determinado pelo Simples Nacional.

Espero que tenha deixado claro, minha duvida.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 3 anos Quinta-Feira | 24 junho 2021 | 07:45

Bom dia !
Esse limite só se aplica ao faturamento da empresa e não em relação aos sócios.
O problema pode estar na empresa do Simples Nacional, pois o sócio participa em outra empresa e ai sim, é somado os faturamentos para opção ou não no regime simplificado.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.