x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 111

Dúvida quanto impostos no simples nacional e nota de entrada

Pedro Henrique

Pedro Henrique

Iniciante DIVISÃO 1, Economista
há 3 anos Sexta-Feira | 2 julho 2021 | 03:19

Então, muito obrigado a quem estiver lendo e se dispor a responder, vou enumerar por partes.

1. Compro e vendo tênis usados porém em boas condições, as vezes a pessoa não tem a nota fiscal da compra mais ou comprou de outra pessoa que não emitiu nota. Acontece que quero abrir uma empresa no Simples Nacional afim de evitar problemas com o fisco futuramente. Não tenho nota fiscal de entrada, posso emitir uma nota fiscal avulsa e vender o tênis para minha empresa e após isso revendê-lo ao consumidor final ? No caso, a nota fiscal avulsa emitida por minha pessoa física constitui uma nota de entrada ? 

2. Se for possível, como perguntado no item 1, poderia declarar na nota fiscal avulsa um valor irrisório já que ainda irei vender como pessoa física ? 

3. Caso não seja possível, como posso vender esses tênis como pessoa jurídica, uma vez que os vendedores muitas das vezes não possuem as notas fiscais, seja pelo tempo, seja por ter comprado de outra pessoa ?

4. No caso de vender como pessoa física mesmo, emitindo uma nota fiscal avulsa, todos os impostos estarão pagos ? Terei de pagar algo a mais no IR por conta dessas notas ? 

5. Todos os impostos do Simples Nacional estarão incluídos no DAS ? Terei que pagar alguma outra coisa em caso de inscrição estadual ? 

Desde já, agradeço a atenção de cada um que dedicou tempo para ler meu questionamento, que Deus abençoe vocês.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 5 julho 2021 | 06:45

Caro Colega
Certamente que outros colegas irão colaborar em suas duvidas, com os conhecimentos que possuem, da minha parte conte comigo,, com o que sei  para lhe ajudar;
Eis as respostas aos seus questionamentos;.
1 - Em primeiro lugar, procure um contador , pois se a empresa será do SIMPLES e não do MEI, será necessário um Contador, preferencialmente um de sua Cidade e Estado, isto devido as legislações, possuírem detalhes específicos e locais, se eu passar o entendimento do Rio Janeiro ou São Paulo, pode colidir com interpretações e normas locais., todo esse questionamento ele saberá lhe orientar, em geral indicar a abertura de um Brechó, que e o mais indicado no presente caso.
2 - Essa resposta ele terá as condições de lhe responder, devido ao explicado, e a outros detalhes tributários, como o percentual de 40% sobre valor de mercadoria sujeita a ICMs  (obrigatório mínimo  sobre preço de compra) que e o seu caso. RICMS
3 - Poderá sim ter seu negocio e legalizado adequadamente, seguindo as orientações do seu contador, que esta apto a lhe responder todas as perguntas a respeito, conforme já expliquei.
4 - Essa sua pergunta esta confusa ou truncada, se você vai ser do SIMPLES, não será pessoa física, entende será jurídica (resposta prejudicada devido a não estar claro a pergunta,. Formulada )
5  - Todos os impostos estão incluídos na DAS, sejam quais forem  inclusive no seu caso o ICMS, pois essa sua atividade esta sujeita a Inscrição Estadual sim.
Boa sorte, e muito trabalho, parabéns por se orientar, sempre procure saber os procedimentos, em locais e com pessoas serias e bem intencionadas em ajudar.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.