x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 742

MEI - Imposto de Renda de Pessoa Física!

Silva

Silva

Bronze DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 3 anos Domingo | 25 julho 2021 | 01:31

Se eu tenho 1 MEI de Serviços e obtive um faturamento bruto de 35 mil reais, ao remover a parcela isenta de 32 %, ficariam 23.800 tributáveis. 
Detalhe: Eu recebi 2 mil reais de rendimentos tributáveis recebidos de PF.
Totalizando assim 25.800.
Tenho a opção de não fazer o imposto de renda ou estou obrigado pelo fato de ter recebido dinheiro de lugares diferentes?

Silva

Silva

Bronze DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 2 anos Terça-Feira | 7 setembro 2021 | 16:36

Não existe o risco de, ao não fazer o imposto de renda, eu cair na malha fina como se tivesse recebido 37.000 mil reais?
Os 35 totais declarados no DASN  + os 2000 recebidos de outra fonte pagadora?

Ou ao declarar 35 mil reais, a informação passada automaticamente é de que 23.800 (68%) são tributáveis, mesmo que eu não tenha feito a declaração informando esse fato?

Antenor Senger

Antenor Senger

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 7 setembro 2021 | 18:17

Silva,

Considerando os rendimentos tributaveis, informado de R$23.800,00 recebido de Pessoa juriricaca Mei, mais 25.800,00 de rendimentos tributveis recebidos de Pesso Fisica ( Carne Leão), totalizando o valor de R$49.600,00. Como o limite de isenção da entrega da declaração de renda da pessoa fisica é de 28.559,70, você está obrigado a apresentação da mesma.

Atenciosamente,

Antenor Senger

Silva

Silva

Bronze DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 2 anos Terça-Feira | 7 setembro 2021 | 18:51

ANTENOR SENGER
, acho que houve um engano! Os valores não são esses que você citou. 

Veja, são 35 mil reais de faturamento bruto como MEI (serviços). 
(O dinheiro saiu da minha conta PJ e caiu na minha conta PF).
+ 2 mil reais de rendimento tributável recebidos como pessoa física de outra fonte de renda.

De acordo com a regra do lucro presumido, 68% é tributável e 32% é isento, certo? Ou seja, desses 35 mil, apenas 23.800 são  tributáveis. Ao somar as duas rendas tributáveis  (23.800 + 2000) vamos ter um total de 25.800 reais.
Teoricamente eu estaria isento de declarar o imposto de renda.  

Mas a dúvida que eu tenho é: Eu corro risco de cair na malha fina, por não declarar o imposto de renda informando o que é tributável e o que  não é, pelo fato de ter passado 37 mil reais pela minha conta PF?

Ou não, a receita já sabe que uma parte dessa valor é isento, mesmo sem eu fazer a declaração do IRPF?

Antenor Senger

Antenor Senger

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 7 setembro 2021 | 20:12

Silva,

Peço desculpas, realmente eu havia entendido  errado.  Neste caso, pelos valores informados, a entrega da Declaração é opcional.

Atenciosamente, 

Antenor Senger

Silva

Silva

Bronze DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 2 anos Terça-Feira | 7 setembro 2021 | 21:30

antenor senger
E sobre o risco de cair na malha fina?

''Mas a dúvida que eu tenho é: Eu corro risco de cair na malha fina, por não declarar o imposto de renda informando o que é tributável e o que  não é, pelo fato de ter passado 37 mil reais pela minha conta PF?

Ou não, a receita já sabe que uma parte dessa valor é isento, mesmo sem eu fazer a declaração do IRPF?''

Danilo Cipriano

Danilo Cipriano

Prata DIVISÃO 2, Analista Tributos
há 2 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2021 | 11:58

Prezado silva,
Primeiro há de se considerar que 35 mil é receita bruta da empresa (MEI) , logo, desse valor, ainda há que se deduzir todas as despesas operacionais, o próprio DAS entre outras coisas. Por regra, se você não faz a contabilidade, você só pode realmente distribuir 32% da receita como rendimento isento, conforme a regra de presunção para atividades de serviço. Mas você pode distribuir até mais, desde que comprove com a contabilidade.
Minha opinião é que você não iria cair na malha unicamente por essa movimentação informada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.