x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 251

Cassiano Nogueira Liz

Cassiano Nogueira Liz

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Domingo | 15 agosto 2021 | 22:52

Bom dia Colegas,
Gostaria muito da ajuda de vocês para entender um trem (sim sou de MG). Eu já pesquisei diversas vezes mas na verdade não entendi bem o que é a tal da CPRB eu gostaria de uma ajudinha direta. Isso é usado hoje em dia ou não, caiu, ou é uma mosca loira dos olhos azuis que ninguem nunca usa? Qual a aplicação? O que tem haver com a CPP?
Muito obrigado pela ajuda

Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 2 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2021 | 16:50

Boa tarde Cassiano Nogueira Liz

De forma bem objetiva:
Na carga tributária paga pelas empresas, há um tributo pago ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que é a contribuição previdenciária patronal devida pelas empresas. Com a nova legislação, o INSS passa a ter dois sistemas de recolhimento e a empresa pode escolher o que for de sua preferência:

Contribuição sobre a folha de pagamento (convencional): é a contribuição tradicional, a CPP. Nela, a empresa paga 20% sobre o valor das remunerações dos profissionais;
Contribuição sobre a receita bruta (desoneração): o valor recolhido é determinado por um percentual sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5% de acordo com o setor. O tributo é indicado pela sigla CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta).
Assim, a desoneração da folha de pagamento é a possibilidade da retirada da Contribuição Previdenciária Patronal e substituição dela pela CPRB, o imposto que incide sobre a receita bruta do empreendimento.

Para maiores informações consulte a MP 936.

Att

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.