x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 230

Exportação de serviços

Luana O. Simoes

Luana O. Simoes

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 2 anos Terça-Feira | 17 agosto 2021 | 10:57

Bom dia 

Tenho uma empresa no Lucro presumido que presta serviços de assessoria e consultoria jurídica.
Ela está entrando agora no escritório e ficou desde Janeiro sem contador.

Ela emitiu uma nota fiscal de serviços em Março/2021  para o tomador no exterior.

Minha dúvida é:

Como calcular os impostos?

Pis / Cofins e ISS li alguns artigos e uns falam que esses são isentos, realmente são isentos?

IRPJ e CSLL base de cálculo? É assim ?

EX: 31.000,00 x 32% = 9.920,00 x 15% = 1.488,00 IRPJ darf 2089.
31.000,00 x 32% = 9.920,00 x 9% = 892,80 CSLL darf 2372.

 
Att.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 20 agosto 2021 | 07:17

Colega
Em primeiro lugar , você precisa ter em mãos, alguns documentos para fazer um serviço adequado e correto, peça ao cliente que seja copias para vc analisar, pois serviços e exportações em geral para o exterior, são bem fiscalizados, para evitar evasão de tributos  e  divisas e reentrada de valores, resumindo ESQUENTANDO  O DINHEIRO OU LAVANDO O MESMO,  entendeu?
Peça o contrato com o tomador , se houver, provavelmente não haverá, dai os cuidados redobrados. Pais de origem das receitas oriundas dos serviços, tipo do pagamento, como ele recebeu o dinheiro, aqui pago ou via remessa bancaria, etc. Se houve fechamento de cambio, qual a data, qual banco, documentos de credito  e por ai vai. Porque estes dados todos:
1-  Dependendo do contrato e d pais de origem, os tributos podem ser diferentes em suas composições.
2 -Quanto ao questionamento sobre os tributos fica na dependência exatamente destes dados, não se pode chutar e errar.
3- Qual o município de jurisdição dele, verificar peculiaridades se houver na legislação municipal referente a exportação. ISS.
4 -Quanto aos cálculos estão corretos, mas tem formula mas pratica chamada direta, muito pratico.
5 - Cuidado com as obrigações acessórias, são muitas, porem não impossíveis, ja tem alguma em atraso pelo visto faça logo, para não embolar..
Boa sorte, e estude e pergunte sempre ,quando estiver em duvida, em duvida NAO FAÇA.
Ribeiro
.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Luana O. Simoes

Luana O. Simoes

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 2 anos Terça-Feira | 24 agosto 2021 | 16:31

Muito Obrigada Manoel,

E nesse caso, poderia me ajudar também?

Tenho um cliente que é Simples Nacional, ele produz vídeos pro canal dele no youtube, recebeu em dólar, converteu e agora precisa emiti a nota fiscal.  

Eu entendo que esse serviço não entra como exportação de serviços, mesmo recebendo de tomador do exterior, então o ISS quando emitir a nota fiscal seria tributação em SP normal, seria isso?

Na emissão do DAS, como faço?
Coloco como mercado interno ou externo? Se eu colocar Receitas mercado externo ele não calcula o ISS/PIS/COFINS. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.