Ro Lopess
Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a) EmpresasBoa tarde Caros,
Meu pai faleceu e tinha 2 empresas no nome dele uma ME e Outra LTDA, sendo ele com 99% das cotas e os outros 1% no nome de minha mãe. As 2 empresa tem dívidas do Simples Nacional. A empresa ME está com a dívida de R$35mil parcelada (parcelada em 10 anos, sendo 5 já pagos) e a empresa de sociedade LTDA tem uma dívida de uns 15 anos acumulada em R$112mil (com o refis e descontos a dívida cai para R$42mil a vista). Porém com a morte dele eu e minha irmã descobrimos que ele tinha outros 3 filhos fora do casamento dos quais não conhecíamos (todos maiores de idade). Meu pai deixou R$35mil em uma conta poupança somente e uma casa que 50% já pertence a minha mãe. Estes 3 filhos que não conhecíamos querem a parte da casa que lhes cabe, porém não querem a parte da dívida. Por orientação do nosso advogado não pagaremos essa dívida da empresa de sociedade LTDA, pois o saldo de poupança que meu pai deixou faz parte do monte mor e não podemos mexer. Minha dúvida é: Como ficará essa situação dessa dívida não parcelada na receita federal? Sei que nós os herdeiros respondemos até o limite da dívida, mas a casa não será vendida nesse momento pois minha mãe continuará morando lá. Como a receita negocia nesses casos? Se partilharmos os bens e no caso essas obrigações. Teremos que ir ao judiciário? o Juiz é quem define isso? Eu e minha irmã estamos preocupadas pois teremos que financiar uma moradia e não sei se isso será um impeditivo.