x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 422

Carne leão - necessário ccm se não emito nota fiscal?

amanda

Amanda

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Edifícios
há 3 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2021 | 14:45

Boa tarde

As vezes recebo rendimentos de empresas estrangeiras enão emito nota fiscal, já que a empresa pede apenas um invoice.
Descobri agora que deveria declarar via carnÊ-leão, até para deduzir gastos que tenho e nunca deduzi. Me disseram que para isso, apesar de eu sei MEI, precisaria abrir um CCM na minha cidade.

Minhas dúvidas:

 - É realmente necessário ter um CCM para fazer o carnê-leão mensal? Lembrando: estou fazendo isso apenas para regularizar e poder deduzir gastos, já que recebo apenas de empresas estrangeiras Às vezes e portanto não emito nota. Quando recebo de empresas daqui, emito nota pelo MEI.

 - Se é necessário CCM:
 - Moro no interior de SP mas gostaria de abrir o CCM na capital. É possível fazer o cadastro utilizando um serviço de endereço fiscal virtual?


desde já agradeço!


Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2021 | 16:03

Se você exporta serviços como MEI, é através dele que fara as transações financeiras vindas do exterior, assim como recolherá os impostos devidos.
Já se for como pessoa física, tributará através do carnê-leão. Quanto ao CCM, o correto é no seu endereço.

amanda

Amanda

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Edifícios
há 3 anos Sexta-Feira | 27 agosto 2021 | 00:11

Obrigada pela resposta!

Então, as transações do exterior vieram na minha conta pessoa física (não tenho conta jurídica). Não emiti nota fiscal. Em ligação ao próprio Sebrae a atendente me informou que transações vinda do exterior deveriam ser feitas pelo Carne-leão.
Nesse caso, há como fazer uma 'nota fiscal' retroativa? Por exemplo, prestei serviços para uma empresa estrangeira em dezembro. Pediram só um invoice, não emiti nota. Já recebi. E agora, onde declaro isso? No MEI, fazendo uma nf retroativa? Mas o que colocar nessa nota já que não há CNPJ?

2 -  Para tributar através do carne-leão é obrigatório ter o CCM?

Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.