x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 3.736

IRPF COMO DECLARAR - SE EMPRESTEI MINHA CONTA

LOURDES VIANA CAMARGO

Lourdes Viana Camargo

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2021 | 17:54

Boa tarde, gente meu pai não tem conta em banco , ele mora na fazenda e vende gado para frigoríficos, e eles transferem o dinheiro para minha conta, e eu vou transferindo o valor de acordo com as despesas do meu pai, agora estou preocupada como vou declarar o imposto de renda, se não tenho como explicar de onde vem essa renda. Por favor me ajudem?  como proceder?
Obs: Nunca declarei imposto de renda, mais esse ano teve muita movimentação em minha conta, por isso a preocupação! Meu pai tbm não declara...

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2021 | 18:30

O correto é o seu pai abrir uma conta, exclusivamente para essa atividade rural. Você pode ser procuradora, perante o banco, e auxiliá-lo com as operações financeiras, como já faz hoje.
Para o que já ocorreu, declare em nome dele, observando, que as transações foram efetuadas em sua conta corrente. Na sua declaração, também faça essa observação.
Corrija o quanto antes essa situação. 

LOURDES VIANA CAMARGO

Lourdes Viana Camargo

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 27 agosto 2021 | 11:41

João me surgiu outra duvida aqui... Meu pai mora em propriedade rural, mais os documentos são no nome do meu tio, e os documentos que possuem são Cessão de Direito, e titulo... Como vou proceder para comprovar que meu pai tem rendimentos como produtor rural, se somente os GTA são no nome dele.... Estou começando na área da contabilidade agora e não sei muito bem como fazer...

Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 27 agosto 2021 | 11:57

Olá, aproveitando o gancho, João, você fala para declarar no imposto de renda dela esta movimentação da conta que não se trata de renda própria porem como declarar? rendimentos isentos ou tributados recebidos de PF? Pois ela não destacou que há emissão de nota fiscal.

Quanto a sua segunda duvida Lourdes, creio que cabe a formalização de arrendamento entendo que a propriedade nao está em nome do seu pai. Em seguida formalize-o como produtor rural juntamente com os procedimentos mencionados pelo João.

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil
LOURDES VIANA CAMARGO

Lourdes Viana Camargo

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 31 agosto 2021 | 17:00

Boa tarde, gostaria que se vcs pudessem me explica-se melhor como irei proceder com a formalização do meu pai como produtor rural... Ele possui alguns documentos que estão em nome do meu tio, Titulo da terra, CCIR, e uma Cessão de Direitos do meu tio para meu pai... Eu não sei qual o próximo passo a seguir..

Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 31 agosto 2021 | 18:05

Procure um contador de sua região, para formalizar seu pai como produtor rural.

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2021 | 10:51

Colegas
Todas as orientações são validas, porem faltou mais coisas nesse imbróglio. , as pessoas envolvidas são PJ os  compradores, e pessoas físicas o vendedor, tem que ficar coerentes. Todas as declarações entenderam, nota-se que a movimentação, irá passar pelo crivo dos órgãos fiscalizadores , e dependendo do quantum. Vai ate o COAF. Não se pode fazer as coisas de qualquer maneira e depois pensar em uma solução, Pois depois que foi feita a lambança , não tem chororô. E multas e punições, tudo deve ser planejado antes., fica mais fácil e mais tranquilo.. Emprestar conta ja e indicio de fraude, sabiam, Isso não existe, pelo menos não deveria existir.
Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 2 setembro 2021 | 12:13

Concordo, o que está feito está feito e está a mercê da fiscalização e possíveis atuações, o que tentamos orientar é para deixar de fazer errado e iniciar corretamente.

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.