x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 70

Orientações sobre tributos federais a pagar [perdido]

Giovani

Giovani

Iniciante DIVISÃO 1, Avaliador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 16 setembro 2021 | 19:41

Boa noite, sou bem novo e não sei como devo declarar minha renda/impostos sobre meus ganhos, gostaria de algumas orientações, vou explicar a situação.
Comecei em fevereiro a prestar serviços autonomamente para uma empresa em outro país e desde então recebo minha renda (aproximadamente 4,500) por ela todo mês, por indicações de uma conhecida minha eu abri um MEI e tenho um CNPJ ativo (que acho que irei cancelar) desde maio, mas não paguei nenhuma mensalidade do MEI, ao mesmo tempo, alguns conhecidos que trabalham nesse local optam por declarar impostos através do carnê-leão, que tem uma parcela meio salgada mensalmente, mas esses conhecidos não são tão seguros sobre isso também. Então minha pergunta é se devo cancelar as coisas associadas ao MEI e me focar apenas nas declarações pelo carnê-leão e também gostaria de algumas orientações e recomendações para um amador sobre isso, muito obrigado!


Danilo Cipriano

Danilo Cipriano

Prata DIVISÃO 2, Analista Tributos
há 3 anos Sexta-Feira | 17 setembro 2021 | 14:56

Caro colega,

Primeiro há de se analisar se a atividade prestada é uma atividade prevista para o MEI.

Se você recebe dinheiro do exterior como pessoa física, você deve declarar essa renda através do carnê-leão.

Minha concepção é que, caso o serviço que você presta é acobertado pelo MEI, é mais vantajoso manter o MEI.
Pois utilizando a regra de presunção, 32% do que você ganha, pode ser declarado como isento.

Declarando como Pessoa Física, todo o valor recebido deverá ser oferecido à tributação, logo, é menos vantajoso.

Espero ter contribuído com o seu questionamento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.