x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 156

PAGAMENTO DE IMPOSTOS VIA TRIBUTAÇÃO ERRADA

MARGARETH FATIMA CERNE

Margareth Fatima Cerne

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2021 | 15:24

Boa tarde meus colegas, preciso de uma orientação, será que vocês podem me ajudar?
:-Uma empresa recolheu os tributos erroneamente por negligência da assessoria na época. A empresa havia perdido o Simples Nacional e o contador ficou por anos recolhendo os impostos no DAS, sendo que a empresa havia passado a ser Lucro Presumido. Finalmente em 01/2017 conseguimos voltar a empresa ao Simples Nacional. Só que hoje a RFB está pedindo as DCTFs referente ao ano de 2016, mês a mês, exceto janeiro/2016 que foi enviada sem movimento. Mas agora a RFB quer o envio das DCTFs dos meses restantes, sendo que se enviamos Janeiro subentende-se que até o próximo envio a empresa continua sem movimento. O que fazer agora, me dêem uma luz por favor? Em resumo: a empresa perdeu o simples nacional , o contador mesmo sabendo que a empresa não pertencia mais ao simples, continuou recolhendo os impostos pelo DAS. Se eu enviar a DCTFs com as movimentações da época irá gerar impostos e ainda em atraso, mais "n" declarações em atraso. 
Obrigada

Margareth

Lucélia Fiuza

Lucélia Fiuza

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2021 | 15:56

Margareth;
Boa tarde!

Primeiro um abraço amigo, que situação complicada.
Eu entendo que infelizmente você terá que pagar todos os impostos devidos como Lucro Presumido e entregar todas as declarações pertinentes. Uma vez que embora a empresa tenha feito recolhimento ela o fez de forma incorreta.
Não saberia dizer se caberia compensação ou restituição dos valores pagos como Simples Nacional.
No mais explique toda a situação para o seu cliente e estipule um valor para todo esse trabalho que isso vai te causar.
Boa Sorte!
Abraços 
Lucélia Fiuza

" Para sermos felizes precisamos aprender a usar as coisas e amar as pessoas, e não amar as coisas e usar as pessoas."
MARGARETH FATIMA CERNE

Margareth Fatima Cerne

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 21 outubro 2021 | 14:08

Lucélia, muito obrigada por ter respondido para mim. Então...você viu o que causa uma má assessoria?
Mas estou muito grata pela sua atenção.
Segue o meu celular a sua disposição Oculto.
Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.