x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 75

ocimar junior

Ocimar Junior

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 28 outubro 2021 | 08:07

Estou com duvida, tenho um cliente MEI que não emite nota fiscal, no extrato da conta jurídica dele teve uma movimentação muito alta ( perto dos 150000,00 mil) , tenho 2 duvidas:
ele pode ser desenquadrado apenas pela movimentação bancaria?
O valor da movimentação da conta do CNPJ dele influencia na hora de declarar o IR de pessoa física? (ele nunca declarou) 

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 28 outubro 2021 | 08:42

Bom Dia

Se os rendimentos estão caindo na conta PJ com certeza precisa desenquadrar pelo excesso de receita, inclusive como o MEI não é obrigado a emitir notas fiscais, exceto se o cliente solicitar, precisa desenquadrar sim!

Se o sócio transferir o lucro para a conta de PF influencia na declaração do IR PF, se ele não transferir deverá comprovar que os rendimentos (lucro) foram investidos na empresa.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.